Testagens serão feitas em sintomáticos e em quem teve contato com pessoas que testaram positivo

Com a expectativa de retorno gradativo do sistema presencial, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) está ampliando a testagem para seus alunos. Os servidores efetivos e terceirizados já vinham tendo acesso às testagens, sendo necessário para tanto obedecer a alguns critérios.

É o que explica o professor Lysandro Borges, coordenador do Laboratório de Bioquímica Clínica do Departamento de Farmácia (Labic) e da Força Tarefa Covid-19 da universidade. “Essas testagens são feitas em pacientes sintomáticos ou naqueles que tiveram contato com pessoas que testaram positivo, de maneira que haja um rastreamento, uma triagem e um isolamento desses indivíduos, visando à não contaminação do seu ambiente de trabalho e fazendo com que a gente possa continuar os nossos afazeres com segurança e qualidade”, declara Lysandro.

 

Como fazer

Para realizar o teste, cujo resultado sai em menos de uma hora, é necessário realizar um questionário na página UFS contra a Covid-19. O interessado deve acessar a aba UFS Saúde e buscar a opção de testagem.

Para a pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFS, Thaís Ettinger, existe a preocupação por parte da universidade de fazer um monitoramento da doença para evitar maiores danos. “Hoje temos um plano de retomada com dois fluxos de testagem: um para servidores e terceirizados e outro para os alunos. Em ambos existe a preocupação de testar quem está no presencial com sintomas ou quem for contactante. Esses são os motivos para fazer a solicitação da testagem. Eventualmente poderá acontecer uma testagem por amostragem na universidade para monitorar o vírus dentro da UFS. É importante frisar que a testagem acontece diariamente e todas essas informações são retidas em locais específicos para análise”, informa a pró-reitora.

Segurança

Ela enfatiza também que a testagem, além de ser uma medida de segurança, é também uma forma de prevenção. “Nosso programa de testagem é um programa de sucesso, porque à medida que identificamos focos de contaminados, tomamos as providências para evitar um surto. Temos o afastamento, a testagem das pessoas que tiveram contato com o positivado. É uma medida de segurança, mas também preventiva, evitando uma situação caótica com vários infectados em um setor, por exemplo”, lembra Thaís Ettinger.

A declaração é reforçada pelo professor Lysandro, coordenador da Força Tarefa Covid-19 da UFS. “É muito importante a testagem de servidores, técnicos e alunos, principalmente os que estão no sistema presencial na UFS, para evitar surtos e contaminações, visto que pessoas podem estar suscetíveis, principalmente as que não completaram o esquema vacinal ou estão em tratamento para alguma comorbidade, já que o vírus nessas pessoas tem um efeito mais deletério”, alerta.

“Esse monitoramento e a obediência às normas de biossegurança pela UFS é fundamental para que a gente possa evitar o alastramento da Covid-19 no nosso ambiente de trabalho”, complementa Lysandro.

Fonte: Ascom UFS