O professor Jouberto Uchôa Júnior assume o cargo após 28 anos de liderança da professora Amélia Cerqueira Uchôa

Manter um legado de quase 60 anos, principalmente, em momentos desafiadores exige um trabalho cada vez mais integrado e colaborativo. Por isso, a Universidade Tiradentes (Unit), em Sergipe, anuncia que desde quarta-feira, 16, a vice-reitoria passou a ser comandada pelo professor Jouberto Uchôa Júnior.

O cargo foi ocupado pela professora Amélia Maria Cerqueira Uchôa durante 28 anos. Agora, ela se dedicará exclusivamente ao Conselho de Administração do Grupo Tiradentes. Ao transmitir o cargo, a professora Amélia agradeceu aos colaboradores e equipe que junto com ela fizeram a Unit, rememorando as principais fases vividas na instituição desde o Colégio Tiradentes.

“Esse momento é de agradecimento. Primeiro a Deus, pela minha fé, pois não foi fácil. Hoje tenho uma forte equipe, mas no começo, estava sem ninguém. O segundo agradecimento faço àquelas pessoas que trabalharam diretamente comigo, à minha 'velha guarda'. Tenho maior respeito por eles, e, claro, também à nova geração com profissionais mais jovens e atualizados. Peço a Júnior que tenha humildade, respeito e que ouça os mais experientes”, aconselhou.

Para o vice-reitor empossado, Jouberto Uchôa Júnior, receber a responsabilidade do cargo é um voto de confiança dado pela família e também pelos conselheiros. “Quando a gente fala em substituição, ninguém está preparado para substituir alguém. Mas quando isso acontece é lançado um desafio. O meu sucesso aqui é o nosso sucesso. Três palavras vão nortear a minha conduta aqui: sustentabilidade, relevância e parceria. Quero liderar bem as pessoas vinculadas a mim nesta unidade para manter a Unit no caminho que ela merece, de crescimento e objeto de desejo dos alunos”, pontuou.

Segundo o reitor da Unit, Jouberto Uchôa de Mendonça, com humildade é possível atingir todos os objetivos em uma instituição. “Antes de qualquer tomada de decisão, é preciso ouvir os experientes nas suas áreas. Humildade é uma das maiores virtudes que um vice-reitor pode ter. Estou muito feliz por saber que Amélia vai desacelerar para colher os frutos que tanto plantou ao longo dessa jornada e que Júnior tenha muito êxito e sucesso em mais essa jornada, cuidando de todos com muito respeito e humildade”, ressaltou.

O momento também foi para parabenizar a professora Amélia pelos anos de contribuição à Unit. “No dia 26 de novembro de 2019 conheci a professora Amélia pessoalmente, com brilho nos olhos, paixão e humildade. Que Deus continue abençoando-a ricamente. Demos sorte por um lado porque ela vai ficar no Conselho, como a voz da experiência e da serenidade. Para Júnior, desejo sorte. O sucesso dele é o nosso sucesso”, disse Luciano Klima, presidente do Grupo Tiradentes.

De acordo com o conselheiro do Grupo Tiradentes, Mozart Neves Ramos, a universidade tem uma presença marcante no Estado e ainda há muito caminho de sucesso pela frente. “Esses 60 anos da Unit foi uma revolução silenciosa não só em Sergipe, mas que inspirou uma geração. Isso depende da harmonia com que se trabalha. A professora Amélia para mim é uma grande inspiração. A liderança não morre, as pessoas passam. A verdadeira liderança, a do bem, fica para sempre”, afirmou.