Protetor solar, hidratação e limpeza são alguns dos passos para manter a pele saudável 

Os cuidados com a pele precisam ser frequentes independente da época do ano, mas com a chegada do verão, a alta temperatura e o tempo seco fazem com que a pele sofra ainda mais com ressecamento, oleosidade e acne, por exemplo. Por isso, é necessário não se descuidar e intensificar a proteção ao maior órgão do corpo humano.  

“No verão, é indispensável uso do protetor solar, seja onde for. A aplicação de um bom filtro solar é um cuidado básico que deve ser intensificado. Se a pele facial for oleosa e acneica (com cravos e espinhas), é importante dar preferência aos produtos com textura leve e toque seco. Atenção deve ser dada, também, aos cuidados diários de higiene e hidratação; a hidratação de dentro para fora também é indispensável e também deve ter atenção redobrada, já que a perda de líquidos ocorre em maior escala nesse período”, explica Anthoni Xavier Bahia Firme, biomédico Esteta, especialista em Estética Avançada e Rejuvenescimento Facial e professor do curso de Estética da Ages, que integra a Ânima Educação.  

De acordo com o especialista, diversos fatores do dia a dia prejudicam a saúde da pele podendo causar envelhecimento precoce, são os chamados fatores extrínsecos. Deles, o pior é a radiação solar. “A exposição solar prolongada gera radicais livres que, por sua vez, prejudica, sobretudo, a produção de colágeno, proteína indispensável para boa saúde da pele. Além disso pode gerar lesões cutâneas e manchas, bem como agravar aquelas já existentes. Por isso, é imprescindível cuidar da pele para mantê-la sempre saudável e livre de doenças”, pontua Anthoni.  

Confira algumas orientações do especialista para quem deseja ter uma pele protegida durante o verão: 

Higienização da pele: realizar a limpeza da pele pelo menos duas vezes ao dia é essencial para a remoção de resíduos e impurezas que se aderem ao rosto. “No verão, essa etapa do skincare (cuidados com a pele) é ainda mais importante, pois o calor excessivo aumenta a atividade das glândulas que produzem sebo, consequentemente aumentando a oleosidade. Importante usar sabonete de acordo com seu tipo de pele para uma melhor efetividade”. 

Filtro solar: o uso de filtro solar precisa ser feito tanto nos momentos de lazer quanto em atividades diárias, já que o fotoenvelhecimento também ocorre a partir da luz visível. O ideal é investir em itens com fator de proteção solar acima de 30 e proteção contra os raios UVB e UVA, além de evitar o sol entre 10h e 16h. 

“Importante se atentar a durabilidade da proteção proporcionada pelo produto. É desejável que seja reaplicado a cada 2 horas ou sempre que entrar na água. Além de prevenir manchas indesejadas, envelhecimento precoce, queimaduras e insolação, usar protetor solar também previne o câncer de pele”, alerta.  

Além disso, Anthoni Xavier sinaliza: para atividades ao ar livre é sempre bom se valer de barreiras físicas como boné, chapéus dentre outros, além de optar por roupas leves, roupas de algodão e linho, de preferência de cor escura, são capazes de bloquear a maior parte da radiação UV. “Tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30%. As barracas usadas na praia devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV. Óculos de sol são também de extrema importância porque previnem catarata e outras lesões nos olhos. A aquisição de roupas de tecido com fator de proteção solar (anti-UV) é um bom investimento para o verão”. 

Procedimentos estéticos: Um dos procedimentos indicados para se fazer no verão é a limpeza de pele clínica, que deve ser realizada apenas por profissionais especializados. Nessa época do ano, é natural que o nível de oleosidade da pele fique além do que considerado normal, pois as glândulas sebáceas aumentam suas atividades, produzindo uma quantidade maior de sebo, e também transpiramos mais.  

“Começam a surgir cravos, espinhas, brilho excessivo, muita oleosidade, poros obstruídos e acúmulo de impurezas, como maquiagem, protetor solar e poluição. Por isso, é tão importante fazer uma limpeza de pele profunda para controlar esses efeitos do verão e ter uma pele renovada e limpa.  Alguns procedimentos como os peelings químicos já foram contraindicados nessas épocas, mas com novas tecnologias e com a devido conhecimento por parte do profissional já podem ser administrados. Após a exposição solar a esfoliação é um procedimento bastante indicado para essa finalidade, já que remove as células mortas, renovando a pele. Não se esqueça de procurar produtos e métodos adequados ao seu tipo de pele”, orienta.  

Cicatrizes: no caso de cicatrizes recentes, mesmo que você use roupas por cima delas, deve-se evitar a exposição direta ao sol e usar filtro solar na área em recuperação. Nos dias ensolarados, os raios UVA e UVB podem atravessar a sua roupa e prejudicar a cicatrização dos tecidos em recuperação. “Relaxar ao sol com hematomas de uma cirurgia, por exemplo, é certeza de manchas, com grandes chances de se tornarem definitivas. Quando a hemoglobina recebe radiação ultravioleta, vira hemossiderina (que é marrom) e deposita-se no tecido gorduroso”, diz o professor da Ages. 

Banhos/uso de sabonetes: O ideal é não lavar o rosto mais de duas vezes ao dia com sabonete, pois há risco de gerar um efeito contrário e gerar uma maior produção sebácea. “Importante também salientar que deve sempre optar sempre por produtor próprios para cada região e de acordo com seu tipo de pele”.  

Hidratação: Deve-se aumentar a ingestão de líquidos e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. Também é indicado usar um bom hidratante diário, que ajuda a manter a quantidade de água na pele. No banho, recomenda-se usar sabonetes compatíveis com o tipo de pele, porém, sem excesso. A temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento. 

Alimentação: Deve-se dar atenção, também, à alimentação: alguns alimentos podem ajudar na prevenção contra os danos solares. É o caso da cenoura, da abóbora, do mamão, da maçã e beterraba, pois contêm carotenoides – substância que se deposita na pele e tem importante ação antioxidante. Ela é encontrada em frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha. Comer de forma mais saudável, consumindo carnes grelhadas, alimentos crus e cozidos, frutas e legumes com alto teor de água e fibras e baixo de carboidrato ajuda na hidratação, na prevenção de doenças e a evitar os sinais de envelhecimento. 

Vitamina C: “Cremes à base dessa vitamina protegem a pele contra os danos da exposição solar! A vitamina C ainda ajuda na cicatrização, aumentam a produção de colágeno e suaviza manchas de pele”, afirma Anthoni Xavier. 

Sobre a Ages 

A Ages nasceu há 40 anos com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas que muitas vezes não tinham nem o direito de sonhar. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios baianos de Tucano, Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim e na cidade sergipana de Lagarto. Em 2019, a Ages se integrou à Ânima Educação, ecossistema com mais de 300 mil alunos e quase 20 anos de história.  

Atualmente, a Ages conta com mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação; e soma 104 estrelas (distribuídas em 33 cursos) na edição 2022 do Guia da Faculdade, plataforma que avalia cursos de ensino superior país afora. 

Saiba mais sobre a Ages: www.ages.edu.br  

 Sobre a Ânima Educação    

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com mais de 400 mil pessoas, composta por mais de 389 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 600 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.     

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.