O município de Propriá, distante 97 quilômetros de Aracaju, elegeu o médico Valberto Lima como prefeito da cidade no dia 15 de novembro de 2020, com 7.109 votos. Passados pouco mais de 120 dias de novo governo, a cidade já apresenta várias mudanças significativas, como por exemplo: o calçamento de ruas dos bairros Matadouro e Conjunto Maria do Carmo e a implementação de três escolas em tempo integral no município. 

Ao longo dos últimos quatro anos, a cidade de Propriá havia parado no tempo. Folha salarial do magistério atrasada, ausência de grandes investimentos, obras paralisadas e decadência do setor turístico. Recuperar a auto estima da população e retomar o crescimento foi um desafio para o prefeito eleito, que iniciou uma série de ações em todas as áreas e os resultados já começam a aparecer.

Obras de esgotamento sanitário

Como proposta de valorização dos professores, a Prefeitura vem pagando os salários dentro do mês, fato que há muitos anos não ocorria. Uma das primeiras iniciativas da atual gestão foi o serviço de reforma da Orla do Mirante, revitalizando um cartão postal do município. Também ganharam destaque neste início de nova gestão a retomada dos atendimentos do Centro de Especialidades Básicas, que estava fechado, e a reforma concluída da Unidade Básica de Saúde (UBS) José Renato Vieira Brandão.

Valberto Lima, que é cidadão propriaense, destaca o seu carinho por Propriá e ressalta que, apesar dos desafios, a cidade vai continuar passando por  melhorias para servir a população. “Estar à frente da gestão é um motivo de orgulho. Sou apaixonado por nossa cidade e quero dar minha contribuição para seu desenvolvimento. As mudanças estão acontecendo, são desafios diários que estamos conseguindo superar dia a dia. Estamos trabalhando nas mudanças que Propriá precisa”, enfatiza o prefeito.

Operação Tapa Buraco em vários locais

Durante os primeiros quatro meses de mandato, cerca de 17 ações foram desenvolvidas. Valberto Lima ressalta que todas as atividades só estão sendo bem sucedidas por ser fruto de um trabalho em equipe. “Destaco que a eficácia dos resultados vem do nosso trabalho em equipe. Quando assumi, busquei pessoas qualificadas e dispostas a trabalhar e que, juntos, tivéssemos um só propósito: “construir Propriá”. Recebemos a prefeitura com muitas obras paradas e algumas irregularidades. Conseguimos destravar muitas delas e estamos com muitos projetos para o futuro, Propriá precisa ser olhada com carinho e respeito e é isso que estou conseguindo com minha equipe, que está alinhada no projeto que estamos construindo”, enfatiza.

Saúde

Além de prefeito, Valberto é médico por formação, desde 1986, e durante pouco mais de dois anos foi Secretário de Estado da Saúde. Durante esses 35 anos de profissão, cuidar do próximo sempre foi uma prioridade. Como prefeito isso não seria diferente. Algumas conquistas até aqui foram voltadas a melhorias na área da saúde. Assim sendo, diante do momento difícil de enfrentamento à pandemia, ele criou o Centro de Vacinação contra a Covid-19, reestruturou o Centro de Enfrentamento à Covid-19 para realização dos testes, realizou a sanitização de ambientes públicos e órgãos públicos no combate ao Covid,  reabasteceu a farmácia básica do município, entre outras conquistas. 

Criação do Centro de Vacinação

“Hoje, com a pandemia da Covid-19, nosso objetivo principal está sendo a saúde de nossos munícipes, estamos vivendo um momento crítico que tem exigido de nós, gestores, estratégias e ações de combate ao vírus, ao mesmo tempo que estamos elaborando estratégias de desenvolvimento econômico e educação. Mas estou otimista que dias melhores virão e irei fazer Propriá se tornar novamente referência econômica, turística e de desenvolvimento na educação e saúde”, disse o prefeito.