“Só quem viveu sabe!”. Essa é a expressão utilizada por vários foliões para descrever o sentimento que carregam no peito, após os três dias de carnaval na praia do Abaís, litoral sul do estado. Essa é a quinta e última etapa da edição de 2024 do Verão Sergipe, que foi encerrada na noite desta segunda-feira, 12, com chave de ouro pelas apresentações de Tuka Velloz, Ittauan e Cavaleiros Elétrico.

Caracterizada de Mônica e acompanhada de toda sua turma, Fernanda Menezes veio de Aracaju com a família para curtir o carnaval do Abaís, isso depois de ter aproveitado quase toda a programação do Verão Sergipe nos cinco municípios pelos quais o projeto passou. “Curti quase todas as edições desse projeto que está perfeito! O único dia que perdi foi em Canindé, e mesmo assim só por conta chuva que acabou adiando a programação, porque se não fosse isso, tinha ido também. O Governo do Estado está de parabéns por trazer de volta esse projeto maravilhoso”, parabenizou.

A filha dela, Gabriele Menezes, também veio acompanhando a mãe e dividindo com ela a empolgação e o amor pelo Abaís. “Gosto demais de vir pra cá, pois é sempre muito divertido. Adorei toda a programação e a organização do evento que está impecável. Os shows estão superseguros e podemos curtir um ambiente alegre e sem violência. Um carnaval verdadeiramente pensado para as famílias. Viemos com a nossa alegria, fantasiados e com a certeza de que só levaremos daqui boas lembranças”, garantiu a jovem.

Orgulhosa da tradição carnavalesca da sua terra, a administradora, Maíres Martins, garante que não deixa de curtir o carnaval fora do Abaís e que em 2024 os festejos ficaram ainda mais especiais. “Sou estanciana e já passei vários verões aqui, mas esse ano está muito melhor, com a vinda desse projeto tão lindo que é o Verão Sergipe. Ele valorizou e engrandeceu bastante a nossa praia, que é sempre bastante visitada, mas ganhou um brilho diferente. Está tudo muito organizado e excepcional. Eu poderia estar em outro estado, mas optei por curtir aqui no Abaís que é o meu lugar”, afirmou.

Sentimento partilhado pela também estanciana, Fabricia Santos Santana, praiana desde o nascimento. “Mesmo morando em outra cidade, carnaval para mim tem que ser aqui no Abaís, e o Verão Sergipe veio para coroar ainda mais essa festa linda. O espaço ficou ótimo, espaçoso, organizado e superseguro. Curti todas as noites com tranquilidade, com a certeza de que estou muito bem guardada junto com as minhas amigas. Isso sem contar a descoberta desse cantor (Ittauan), que eu não conhecia, mas me encantei! Muito bom”, disse.

Acessibilidade

E ninguém ficou de fora na curtição no carnaval do Abaís, teve espaço e acessibilidade para todos os foliões aproveitarem de maneira segura é muito confortável todos os shows. Fato esse que foi uma verdadeira novidade para o boquinense, Fernando Pereira, figurinha cativa no Carnaval do Abaís. “Sempre passo aqui, mas esse ano teve outro sabor! Pela primeira vez pude curtir num espaço totalmente adaptado às minhas necessidades e reservado para que tivéssemos a chance de dançar e brincar com conforto. Isso fez toda diferença para mim, pois me senti extremamente realizado. Além de que, a estrutura desse ano está uma covardia de linda”, elogia.

Quem também aproveitou o camarote da acessibilidade foi Denise Maria de Lima, que ao lado das amigas cantou, dançou e vibrou com cada uma das apresentações que subiram ao palco. “Estou amando essa atenção que ofereceram para nós, pessoas com deficiência, afinal contar com um lugar preparado para nos receber faz toda a diferença. Ter um local organizado e seguro me deixa mais tranquila e à vontade para curtir, parabéns ao Governo do Estado por essa iniciativa tão bacana”, elogiou.

Programação

A primeira atração a subir no palco para iniciar os trabalhos da última noite foi o cantor sergipano, Tuka Velloz, que com seu ritmo frenético e repertório diverso colocou todo mundo para dançar. “Vivi uma alegria e uma satisfação sem tamanho em poder subir ao palco do Verão Sergipe, um evento dessa grandiosidade. Cantar nessa estrutura maravilhosa e recebendo o carinho do público é sem dúvida um momento único na vida de qualquer artista. Ficamos impressionados com tudo o que vimos aqui, pois mostra o cuidado e o carinho com que o Governo do Estado preparou esse evento para os sergipanos os turistas”, elogiou.

Na sequência, foi a vez de outro artista da terra mostrar o talento de Sergipe para os foliões. Ittauan fez questão de trazer um setlist cheio de energia, garantindo muito agito na praia do Abaís. “Para mim foi um verdadeiro privilégio cantar num festival grandioso como esse que está sendo realizado aqui no Abaís em pleno Carnaval. Enquanto artista sergipano, me sinto extremamente valorizado, pois é pra isso que trabalhamos tanto. Ter nosso nome cotado como atração nessas ocasiões mostra que o Governo do Estado reconhece e incentiva os seus artistas, nos privilegiando. E por isso mesmo, fiz questão de trazer um show vibrante, diverso e cheio de animação, verdadeiramente diferente e na nossa pegada para o povo balançar”, revelou.

A quinta e última etapa da edição de 2024 do Verão Sergipe foi encerrada em grande estilo com um dos shows mais aguardados pelo público, realizado pela banda Cavaleiros do Forró, que no carnaval trouxe um repertório com uma pegada totalmente elétrica e voltada à época, com sucessos já conhecidos pelos fãs. “Viemos do Rio Grande do Norte com essa banda 'véia doida', trazendo um repertório diferenciado e pensado com muito carinho para não deixar ninguém parado nesse carnaval. O momento pede essa reinvenção e o projeto Cavaleiros Elétrico veio para ficar. Não poderíamos estar mais felizes em poder fechar essa noite de tanta alegria aqui no Abaís”, garantem os integrantes da banda. 

Verão Sergipe

O Verão Sergipe é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio do Banese e Energisa, e conta com apoio das prefeituras de Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, Canindé de São Francisco, Pirambu, Estância e Deso.