A Universidade Tiradentes (Unit) e a prefeitura de Boquim (SE) assinaram um convênio para a oferta de estágio em Medicina para estudantes do Campus Estância (SE). A parceria irá beneficiar moradores do município e os futuros profissionais da saúde.

A secretária da saúde do município, Bruna Cruz, destacou a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade. “Será de grande importância para o nosso município, para os médicos da equipe de saúde da família, ter esse acompanhamento com os estagiários. E fazer a nossa cidade cada vez mais crescer, evoluir, buscando parcerias grandes como a Universidade Tiradentes”, disse.

Os alunos de Medicina da Unit do Campus Estância vão para Boquim acompanhar as equipes de saúde da família, que atendem cerca de 50 mil pessoas no município. Os estagiários irão atuar com os médicos na sua rotina diária, nas suas visitas domiciliares, no programa Melhor em Casa e demais localidades do município.

O prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, ressaltou que a parceria da Prefeitura com a Unit é fundamental, visto que a própria equipe de saúde irá se fortalecer com a chegada desses profissionais no município. 

“Por sermos pioneiros no Estado, o primeiro município a receber esse projeto da Unit, ficamos muito satisfeitos e contentes. Além disso, pudemos ter a certeza de que valeu a pena o projeto de oferecer transporte gratuito para os estudantes se locomoverem até a instituição. Boquim vem buscando esse desenvolvimento através da educação, que com certeza vai resultar em grandes profissionais, que consequentemente irão contribuir com o desenvolvimento na nossa cidade”, elenca Eraldo.

O vice-presidente de relações institucionais do Grupo Tiradentes, Saumíneo Nascimento, destacou que a parceria é benéfica para ambas as partes. “A agregação do currículo vai ser a possibilidade de ter experiência prática com diversos casos reais, com acompanhamento de preceptores, entendendo a realidade das doenças e necessidades preventivas que eles irão vivenciar com pacientes, que serão futuros pacientes”, disse.

O convênio terá duração de um ano, com possibilidade de renovação. Além disso, a Unit já estuda firmar parcerias com outros municípios sergipanos para a oferta de estágio não só de Medicina como de outros cursos também.

“É a prática profissional que estamos oportunizando para os nossos alunos de Medicina com a orientação de profissionais que já atuam. Isso consolida a formação deles porque vão trazer a teoria e aplicar na prática o que já vivenciam”, completou Saumíneo.

A parceria entre a Prefeitura de Boquim e a Unit é um marco histórico para a educação e a saúde do município. A iniciativa irá beneficiar moradores e futuros profissionais da saúde, contribuindo para o desenvolvimento da cidade.

Asscom Unit