A intenção é que os campi da Unit em Estância e o Farolândia, em Aracaju, também recebam este recurso em prol da sustentabilidade e responsabilidade social.

Pensando na preservação de recursos renováveis, a Universidade Tiradentes (Unit) iniciou um processo de instalação de usinas fotovoltaicas em seus campi em Itabaiana, Estância e em Aracaju, na Farolândia. Instalado há quase dois meses, o campus Itabaiana foi o primeiro a receber 230 módulos, sendo que cada um tem a potência de 565W, com previsão de economia de 18 mil kWh. O investimento total deve chegar a R$ 6 milhões.

“Para se ter ideia, com esse montante daria para gerar energia em 160 casas populares, em uma média estimada mensal”, explica o coordenador de obras e manutenção da Unit, Rodrigo Dias. 

Segundo ele, os painéis possuem tecnologia bifacial. “Ou seja, como foi instalado em solo, ele também capta a luz refletida na parte traseira do painel bifacial, conseguindo gerar até 20% a mais de energia do que um painel tradicional”, detalha o coordenador.

O próximo campus a receber o sistema deve ser o de Estância. “O estudo visando a implantação de usina fotovoltaica já foi aprovado. E também já solicitamos à Sulgipe a viabilidade técnica. Agora a previsão é que ocorra liberação por parte da Energisa também para o campus Farolândia ainda este ano”, avisa. 

Energia solar

A sustentabilidade é uma prática que busca preservar os recursos naturais pensando em curto e longo prazo. A energia solar, por exemplo, corresponde à energia proveniente da luz e do calor emitidos pelo sol. Essa fonte de energia pode ser aproveitada de forma fotovoltaica ou térmica, gerando energia elétrica e térmica, respectivamente. Por ser considerada uma fonte de energia limpa, a energia solar é uma das fontes alternativas mais promissoras para obtenção energética.

Portanto, a energia solar é uma fonte renovável utilizada para gerar energia por meio de painéis fotovoltaicos.

Com informações do portal Brasil Escola

Asscom Unit