Os candidatos a técnico de campo da Assistência Técnica de Gerencial (ATeG) do Senar já estão qualificados para atender produtores rurais das mais diversas cadeias produtivas do agro. O treinamento Metodológico ATeG aconteceu de 8 a 12 de abril no Auditório da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (FAESE).

A ação possibilitou que os vários profissionais das Ciências Agrárias selecionados para Cadastro Reserva ATeG pudessem conhecer toda metodologia empregada pelo programa e, a partir disso, levar conhecimento ao produtor rural.

“A partir da linha de ações utilizada pela metodologia do Senar é que esses profissionais chegarão até o produtor e contribuirão, ajudarão a transformar sua realidade, administrar melhor a sua propriedade, melhorar aspectos produtivos também”, explica Erno Menzel, palestrante e consultor rural.

A assistência técnica já mudou a realidade de milhares de produtores rurais e técnicos de campo em Sergipe. Formado em zootecnia, Marcelo Costa é um dos produtores que tiveram a vida transformada e hoje decidiu levar todo conhecimento adquirido para outros produtores - ele é um dos candidatos a técnico de campo.

“Foi através da ATeG que eu consegui melhorar a minha produção. Pude também [através do Senar] ter a minha capacitação profissional e, hoje, poder ajudar outros produtores da mesma cadeia”,  relata.

Os resultados do programa são alcançados graças às visitas técnicas mensais, ao diagnóstico produtivo e individualizado e à recomendação para implementação de tecnologias. Somado a uma série de capacitações.

Cadastramento de produtores

O processo de cadastramento para produtores rurais que tenham interesse em receber a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar está aberto até o dia 2 de maio. Podem se inscrever produtores das cadeias produtivas da Apicultura, Agroindústria Avicultura, Bovinocultura de Leite, Bovinocultura de Corte, Caprinocultura, Carcinicultura, Fruticultura, Olericultura, Ovinocultura, Piscicultura, Plantas Ornamentais, Rizicultura e Suinocultura. São mais de 1500 novas vagas.

A assistência possui duração de dois anos e é realizada através do atendimento individualizado mensal gratuito com duração de 4 horas, por dois anos e participação de capacitações oferecidas pelo Senar. Para se inscrever é necessário preencher o formulário através do link (https://forms.gle/4NtCA2mKH2Rh2iPp6), de acordo com a cadeia produtiva da propriedade e pré-requisitos descritos.

Dúvidas podem ser sanadas na Sala do Produtor Rural mais próxima do seu município. Confira os contatos com WhatsApp:  senarsergipe.org.br/sala-do-produtor-rural.

Ascom Sistema Faese/Senar