Com o objetivo de analisar, propor e deliberar com base na avaliação, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, a Prefeitura de Rosário do Catete, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realizou a primeira edição da Conferência Intermunicipal da Cultura, nesta segunda-feira (30). O evento, que teve como tema "Democracia e Direito à Cultura", reuniu membros da comunidade local e dos municípios de Riachuelo, Campo do Brito, Santa Rosa de Lima e Divina Pastora no Centro Recreativo João Diniz de Resende (Clube Municipal).

A Conferência foi marcada por uma série de atividades significativas, incluindo credenciamento, exposição de artesanato e uma palestra magna, que explorou profundamente o tema central. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de se envolver em discussões construtivas por meio de grupos de trabalho e plenárias, refletindo sobre estratégias para fortalecer a cultura em Rosário do Catete. Durante a conferência, houve um momento para apresentações do grupo de Capoeira Raízes de Angola; da Banda de Música Nossa Senhora do Rosário e do seu corpo coreográfico; da Quadrilha Junina Renascer do Centro de Excelência Leandro Maciel e do Samba de Coco de Santa Rosa de Lima 

De acordo com a secretária municipal da Cultura, Maura Cecília Santos, este evento foi uma plataforma vital para a comunidade discutir e delinear estratégias significativas para o fortalecimento da cultura. "A participação ativa e o engajamento demonstrado pelos membros da nossa comunidade são essenciais para a execução das políticas públicas destinadas ao impulsionamento das ações culturais”, destacou.

“A Conferência Intermunicipal da Cultura reuniu autoridades locais, líderes culturais e membros da sociedade em geral, proporcionando um ambiente propício para o diálogo e a colaboração. Este evento pioneiro é um testemunho do compromisso da Prefeitura de Rosário do Catete em promover a cultura como um direito fundamental, enquanto constrói uma sociedade mais democrática e culturalmente enriquecedora para todos”, completou Maura Cecília Santos.

Os dez delegados titulares e as deliberações aprovadas serão encaminhadas à Conferência Estadual de Cultura. A Conferência contou com as participações da coordenadora do Ministério da Cultura em Sergipe, Thiane Araújo; dos vereadores de Rosário do Catete, George Santana e Maraísa Dantas (Mara da Farmácia); de de representantes do Poder Executivo de Rosário do Catete, Riachuelo, Campo do Brito, Santa Rosa de Lima e Divina Pastora.

Por Keizer Santos