O prefeito de Itabi, Junior de Amynthas (DEM), terá que explicar ao Ministério Público Federal (MPF), no prazo de 24 horas, os motivos que o levaram a tomar a vacina contra a Covid-19 mesmo não se enquadrando nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Ele não só "furou a fila" da vacinação, como postou nas redes sociais.

O município de Itabi recebeu, nesta terça-feira, 31 doses da vacinas Coronavac, referente à primeira fase da imunização. A orientação do Plano Nacional de Imunização (PNI) é para vacinar trabalhadores da saúde, idosos de 60 anos ou mais institucionalizados, pessoas com deficiência institucionalizadas e indígenas aldeados.

O Estado de Sergipe, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), apresentou, junto ao Ministério Público, representação para apuração de possível ilícito penal e ato de improbidade administrativa praticado pelo prefeito.

Segunda o Procurador Geral do Estado, Vinicius Oliveira, os planos de vacinação seguem a lógica de proteção à saúde humana e estratégia de entretanto à doença, com prioridade fixada para, de um um lado, proteger os mais sensíveis e, de outro, resguardar os profissionais que atuam na linha de frente.
 
"Quando nos deparamos com a situação narrada, da odiosa figura do "fura-fila", caso confirmada, não se estimula apenas a transgressão, mas reforça uma agressão moral à toda sociedade que deve ser duramente reprimida", comentou Vinícius.

Caberá ao Ministério Público dar prosseguimento aos tramites penais e administrativos para apuração da conduta, informando o Governo do Estado que permanecera vigilante para correta aplicação do plano de vacinação contra o novo coronavirus.