Ação comemora o aniversário do Tito

Nesta terça-feira, 10, a Energisa Sergipe participou do aniversário do Tito, a fêmea de falcão que deu origem a história do Parque dos Falcões. Durante evento, também aconteceu a soltura de aves que foram devolvidas à natureza. Atualmente, o parque tem mais de 400 aves, entre gaviões, falcões, corujas, pombos, entre outros animais.

O Parque dos Falcões, situado no município de Itabaiana, é um santuário ambiental a céu aberto que além da recuperação e preservação das aves, também desenvolve atividades de educação ambiental em escolas e a soltura de aves. É o único centro de criação, multiplicação e preservação de aves de rapina da América do Sul. É também o único local do país com autorização do Ibama para a criação de aves de rapina.

José Percílio foi o responsável pela fundação do parque e se tornou referência em treinar aves de rapina. O amor pelas aves iniciou quando ele ainda tinha 7 anos de idade e ganhou um ovo de carcará. “Aprendi com Tito a linguagem dos falcões. Ela foi meu primeiro falcão, minha maior professora. Cada ave que aparecia ou nascia lá em casa ganhava um nome e eu aprendia mais um pouco sobre elas. Recebia aves machucadas, tratava e devolvia para a natureza, outras continuavam comigo e assim foi nascendo a ideia do Parque dos Falcões”, conta Percílio.

Desde 2013, a Energisa apoia o Parque dos Falcões por entender a importância socioambiental do projeto. A Energisa estruturou o parque com construção de auditório e mobília para melhor atender os turistas. Ao longo dos anos, vem investindo no parque proporcionando geração de renda no local e conservação ambiental.

 “Nós apoiamos o Parque dos Falcões há 10 anos por acreditar no propósito desse projeto que tem um papel socioambiental muito importante, sendo o único centro de criação, multiplicação e preservação de aves de rapina da América do Sul. Além disso, o parque impulsiona o turismo sergipano promovendo o desenvolvimento econômico e o social da região. Apoiar as ações do parque mostra o nosso compromisso com a Sustentabilidade e com os sergipanos”, afirma o diretor-presidente da Energisa em Sergipe, Roberto Currais.