A Olimpíada GeoBrasil é uma realização do Instituto de Geociências da Unicamp, da UNB e Unifal/MG, com a participação de todos os estados brasileiros. Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, estudantes do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Itabaiana participaram da Olimpíada GeoBrasil, que engloba a III Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra e a V Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), realizada na Unicamp, no estado de São Paulo.

Pelo segundo ano consecutivo, o Campus Itabaiana se destacou como a instituição pública de Sergipe melhor classificada na Olimpíada GeoBrasil, representando o estado em uma competição nacional. Os alunos do 3º ano do curso integrado de Manutenção e suporte em Informática, Anailson Santos, David Gois e Geyse Lúcia Gonçalves, conquistaram uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Segundo a estudante integrante da equipe, Geyse Lúcia Gonçalves, a experiência em participar da olimpíada proporcionou novos conhecimentos sobre pessoas e lugares. “Também pudemos realizar as provas da OBG e da OBCT, em que foi possível testar várias habilidades acumuladas durante os nossos anos de estudos de forma mais prática e pouco convencional”, observa.

“No ano passado estivemos em Brasília e, neste ano, em Campinas, onde nossos alunos obtiveram um excelente resultado, conquistando várias medalhas, inclusive um ouro na OBG, motivo de orgulho para nossa instituição. Um trabalho que reflete um esforço de melhoria contínua da gestão, dos professores e técnicos, confirmando o IFS como uma instituição de excelência”, afirma o professor de geografia, Cleidinilson de Jesus Cunha.

A programação da Olimpíada GeoBrasil deste ano contou ainda com várias palestras e oficinas sobre temáticas atuais direcionadas para os alunos, bem como para os docentes coordenadores das equipes de alunos.

Classificação

A classificação final da Olimpíada GeoBrasil divide-se em medalhistas em cada uma das olimpíadas, sendo que o Instituto Federal de Sergipe/Campus Itabaiana conseguiu duas medalhas de prata na Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra e um bronze, e um ouro na Olimpíada Brasileira de Geografia. Dos alunos medalhistas com ouro, alguns serão selecionados e treinados para participar da International Geography Olympiad em 2020 em Istambul, Turquia.

A partir das três fases iniciais, cada estado passa para a fase presencial com duas equipes melhor classificadas, sendo uma representando a rede pública e outra a rede privada. Para a quarta fase (presencial) as equipes formadas por três alunos são submetidas a duas provas, sendo uma em equipe e outra individual. A premiação leva em consideração o resultado do aluno na prova em equipe, bem como na individual.