Equipes de fauna da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) efetuaram, na última quarta-feira, 27, resgates de animais silvestres em alguns bairros da capital e no interior sergipano.

No bairro Porto Dantas, zona Norte de Aracaju, os profissionais resgataram uma cobra jiboia que se encontrava em um condomínio residencial. Após a avaliação veterinária, constatou-se tratar de um animal jovem de aproximadamente 1.30cm. No exame físico, o animal estava ativo e não havia nenhuma lesão. Portanto, o animal foi solto em área de Reserva Ambiental.

Em Itabaiana, território Agreste Central Sergipano, foram resgatadas duas aves, sendo uma coruja suindara e um  carcará, ambos estavam em uma área de ventilação de uma residência na cidade de Itabaiana. Os animais estavam preso nesta área e não conseguia sair. Após o resgate os animais foram avaliados, eram animais adultos e não possuíam lesão. As aves foram encaminhadas para o Parque dos falcões.

Em Laranjeiras, ainda na terça-feira, foi resgatado um tamanduá mirim que estava em uma fábrica da cidade. Ao chegar ao local o animal já estava contido e se tratava de uma fêmea adulta. Após avaliação física os veterinários da Adema disseram que é um animal com escore corporal bom, porém, quando foi encontrado estava muito desidratado e pouco responsivo. O animal foi encaminhado para  o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas) para iniciar um tratamento e assim que estiver apto  será devolvido à natureza. 

A Adema ressalta à população que configura crime ambiental, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida (Art. 29, Lei 9605/98), e que ao encontrar qualquer tipo de animal silvestre,  os cidadãos não devem manusear, tentar alimentar ou medicar estes animais, apenas acionar as equipes especializadas do órgão para fazer o resgate ou apreensão, por meio do telefone (79) 9 9191-5535. O mesmo número também serve para agendar a entrega voluntária desse tipo de animal.