De volta à região do baixo São Francisco com o governo itinerante ‘Sergipe é aqui’, o governador Fábio Mitidieri cumpre agenda oficial nesta quinta-feira, 25, na cidade de Santana do São Francisco, que por um dia é a capital do estado. As ações da 20ª edição do programa acontecem no Centro Administrativo Raymundo Firpo Cruz. Também na região do baixo São Francisco, Muribeca será a próxima cidade a sediar o ‘Sergipe é aqui’.

Após fazer a entrega da 32ª obra para a Educação, no município vizinho, Neópolis, e autorizar nove ordens de serviços de intervenção nas escolas da região, o governador Fábio Mitidieri autorizou a segunda etapa de construção da Orla fluvial, cais e atracadouro flutuante de Santana do São Francisco, um investimento de R$ 3.221.844,43.

Entre os mais de 160 serviços ofertados pelo ‘Sergipe é aqui’, a carreta do ‘Qualifica Sergipe’ é a novidade desta edição. Por meio dela, os santanenses  fazem as inscrições para cursos de mecânico de manutenção de motocicletas, salgados de lanchonete e confeitaria artesanal.

“Hoje é a 20ª edição do ‘Sergipe é aqui’. São mais de 160 serviços, uma média de quatro mil atendimentos por edição. Só no ‘Opera Sergipe’, por exemplo, foram mais de 100 cirurgias agendadas somente hoje. Veja a importância deste evento! Trazemos uma novidade nesta edição, que é a carreta do ‘Qualifica Sergipe’. Vamos começar a fazer treinamentos agora, com 160 horas de carga horária e 12 meses de duração, para quem quiser aprender a dar manutenção em moto”, informou o governador. “Este é o governo das pessoas. Eu quero que os cidadãos entendam que eles têm um governador acessível. E assim é toda a nossa equipe. Por isso nos dedicamos tanto”, concluiu.

O prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz, agradeceu o olhar do Governo do Estado para a região. “Sergipe hoje está representado em Santana. Daqui vieram 82% dos votos para o nosso governador, e tenho certeza que da próxima vez será 99%, porque confiamos no trabalho do governador Fábio. Sabemos que temos um gestor que olha para o baixo São Francisco, assim como as demais regiões. Com o apoio do governador, vamos transformar o baixo São Francisco!”, planejou.

Qualifica Sergipe

O ‘Qualifica Sergipe’ é um projeto de qualificação técnica voltado para os trabalhadores sergipanos, que visa a oferta de cursos para ampliação do conhecimento e das habilidades profissionais que fomentem a inserção e reinserção desses trabalhadores no mercado de trabalho.

Os cursos serão pensados de acordo com as potencialidades de cada região e a partir do diálogo permanente com agentes do mercado para atendimento das principais demandas profissionais apresentadas em Sergipe.

O ‘Qualifica Sergipe’ em Santana do São Francisco é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/SE) e a Prefeitura Municipal. 

Sergipe é aqui

Santana do São Francisco recebe a 20ª edição do ‘Sergipe é aqui’, programa organizado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), que tem por objetivo aproximar a estrutura governamental dos sergipanos, por meio da interiorização dos serviços públicos.

Em razão disso, na data em que acontece, a capital de Sergipe é simbolicamente transferida por um dia para o município-sede das ações.  A meta é contemplar os 75 municípios sergipanos em quatro anos de gestão. Em 2023, foram 18 edições do ‘Sergipe é aqui’, e para 2024 estão programadas mais 20.

Entre os serviços mais procurados estão os atendimentos de saúde, emissão da segunda via de certidões de nascimento, casamento, óbito, carteira de identidade, acesso à tarifa social da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), castração de animais, serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), orientações jurídicas e atividades de lazer e cultura.

Santana do São Francisco

A capital sergipana do artesanato de barro tem 7.346 habitantes, segundo último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2022, é o segundo produtor de banana do estado e o quarto de tomate. Sua principal fonte de renda é o artesanato.