Há pelo menos 100 anos, os fogueteiros da Taiçoca de Fora, em Nossa Senhora do Socorro, saúdam São João com uma extasiante guerra de espadas. A tradicional festa acontece na área da praça da comunidade, onde mais de 100 fogueteiros encontram-se para ascender os rojões dos fogos e assim dar continuidade à tradição que envolve jovens e adultos.

Desde 2017, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, tem dado apoio ao espetáculo de brilho, que tanto simbolizam os festejos juninos do Nordeste. “Essa é uma festa que tem que ser mantida e valorizada. Por isso a prefeitura apoia esses fogueteiros que permanecem firmes para manter essa tradição em nosso município”, disse Padre Inaldo, prefeito de Socorro.

Para o fogueteiro Carlos Alberto, 35 anos, não tem palavras suficientes para expressar o sentimento de viver essa tradição. “É algo muito gratificante. Pegar a espada na mão e sentir a força dela, só mesmo vivendo essa experiência para saber o que eu estou falando”, alerta Carlos.

A festa dos fogueteiros da Taiçoca de Fora, como é mais conhecida a comemoração, acontece na madrugada do dia 24, dia de São João. Mais de meia tonelada de fogos foram queimados. “Agradecemos imensamente à prefeitura por nos dar esse apoio. Sem essa colaboração, essa festa não seria tão bonita como está sendo este ano”, diz Edenilton Santana, fogueteiro há mais de 15 anos.