Um homem identificado como Cleildon Rodrigues foi preso na tarde desta sexta-feira, 22, pelo 4° Batalhão de Polícia Militar, em Canindé de São Francisco, por realizar rinhas de galo. A prisão aconteceu no Povoado Capim Grosso.

Cleildon assumiu os maus-tratos. Um vídeo que circula nas redes sociais chocou o Estado de Sergipe pela crueldade contra os animais. As imagens mostram a rinha ilegal e um homem jogando um galo contra a parede. Trata-se de Valmir Rodrigues Gomes, que  está foragido.

Após tomar conhecimento dos fatos por meio de vídeo que circulava nas redes sociais, a Polícia Civil iniciou diligências para encontrar o local onde aconteceu o crime e identificar quem eram os envolvidos. O local foi encontrado pela Polícia Militar, que, ao chegar, entrou em contato com a ONG de proteção aos animais Alimenta Cão, que disponibilizou um médico veterinário para comprovar os maus-tratos. 

Cleidon Rodrigues, que aparece no vídeo participando da rinha, deve responder pelo artigo 32 da Lei nº 9.605/98, que tipifica os crimes ambientais. Além disso, também é investigada a possibilidade do crime de associação criminosa. Se comprovada, as penas podem ser superiores a 4 anos.