O Sesc (Serviço Social do Comércio) em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) realizou no município de Indiaroba, curso gratuito de produção de queijo artesanal, voltado para o aprendizado familiar e geração de renda.

O curso, com certificação de 16 horas, reuniu durante dois dias, 40 alunos matriculados nos projetos sociais da Unidade Educacional Sesc Ler.

A iniciativa visa auxiliar a comunidade na melhoria da renda familiar, através de iniciativas de qualificação em curto prazo e fácil acesso. “As duas turmas conseguiram assimilar o processo de fabricação e perceberam que o manejo pode ser feito com os próprios utensílios domésticos, desde que seja respeitada as boas práticas de higiene e manipulação”, disse a médica veterinária, Gladslene Gois, instrutora do Senar.

Para a aluna Maria Rita Mendes de Oliveira, novos conhecimentos geram oportunidades de agregar valor ao seu pequeno negócio na feira de gastronomia e artesanato, realizada semanalmente na sede municipal. “Vendo caldo de cana e pastel. Agora vou fazer queijos artesanais e incrementar novas receitas e variar a oferta. É preciso inovar para conquistar os clientes”, disse entusiasmada.

Segundo a diretora regional do Sesc, Aparecida Farias, a instituição vem realizando um conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento comunitário por meio de articulações intersetorial. “Buscamos criar um ambiente que promova a capacidade local, para o desenvolvimento da comunidade, colocando-a como protagonista de seu crescimento econômico e social, através da educação, da capacitação e geração de renda”, disse a diretora, ressaltando a importância da pareceria com o Senar.