Na manhã desta sexta-feira, 20, a Prefeitura de Socorro, por meio da Guarda Municipal de Nossa Senhora do Socorro (GMS), realizou, no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, a solenidade de entrega e apresentação dos novos armamentos do órgão de segurança pública municipal.

Durante o evento, a Prefeitura fez a entrega de 20 armas, sendo 12 pistolas .40, 04 espingardas calibre 12 e 04 carabinas CTT 40. A chegada do armamento é fruto de emenda parlamentar do Senador da República Alessandro Vieira, por meio de emendas participativas. O valor total do investimento é de R$200 mil.

Esta é a primeira compra de armas de fogo realizada pela Prefeitura na história do órgão, tornando Nossa Senhora do Socorro o 1° município de Sergipe e o 5° do Nordeste a adquirir esse tipo de armamento.

O prefeito Padre Inaldo destacou a felicidade em ver a Guarda Municipal avançando ainda mais. “Esse é um sonho sendo realizado. Em 2017, logo quando assumimos a gestão, fomos atrás e a Guarda recebeu a doação de armas da Polícia Militar. Desde então, já fizemos parcerias com a Academia de Polícia e com a Polícia Federal para garantir a capacitação dos nossos guardiões. A chegada desse armamento, nas mãos dessa equipe qualificada, trará mais segurança para os socorrenses”, disse.

Reconhecimento

O comandante da GMS, Evilásio Protásio, agradeceu à gestão municipal por, desde 2017, investir em melhorias para o órgão. “Sempre fomos recebidos de braços abertos pelo prefeito ao levarmos as demandas da Guarda. Hoje nós temos veículos novos, guardiões extremamente capacitados e novos armamentos. É uma honra servir na Guarda Municipal de Socorro”, disse o comandante.

Nilton Cesar Ribeiro, delegado da Polícia Federal, destacou a grande parceria entre a PF e a Prefeitura e parabenizou a gestão pelo empenho constante. “Essa é uma grande parceria, realizamos a assinatura do termo para renovação do porte de armas para os guardas e o acordo de cooperação técnica para capacitar os servidores para o manuseio das armas que estão recebendo hoje. Esse é um grande avanço para a segurança pública do município e parabenizo a gestão de Nossa Senhora do Socorro pela dedicação”, destacou.

Investimentos

A Prefeitura já construiu, por meio de recursos próprios, a Central de Videomonitoramento, que funciona 24h e monitora mais de 100 locais do município, sendo prédios da Educação, da Assistência Social e da Saúde. O sistema conta com sistema de pânico e alarme. A gestão municipal planeja ampliar a cobertura de videomonitoramento para que todas as secretarias municipais passem a ser monitoradas.

Além de investir em cursos de capacitação e formação para os guardas municipais, a Prefeitura também realizou a reforma da base administrativa da Guarda, local onde também está a Central de Videomonitoramento, otimizando assim o local de trabalho dos guardas municipais.

Somente neste ano de 2022, a gestão municipal renovou e ampliou a frota dos veículos da Guarda, que agora conta com sete viaturas para proporcionar uma melhor rotina aos servidores e uma melhor prestação de serviço à população.

Presenças

O evento contou com a presença de representantes de órgãos de Segurança do Estado e de autoridades municipais e estaduais. Também estiveram presentes o Senador Alessandro Vieira, o ex-prefeito Zé Franco e os secretários de Serviços Urbanos, José Antônio Paiva, de Assuntos Parlamentares, Tonho da Caixa, de Agricultura, David Fernandes, de Planejamento, Francisco Nascimento, de Governo, Renato Nogueira, de Saúde, Enock Ribeiro, de Indústria e Comércio, Luis Carlos, de Esporte, Adidelson dos Santos, de Turismo e Juventude, Júnior Trindade, de Educação, Josevanda Mendonça Franco, de Assistência Social, Michelle Marry, de Trabalho, Mônica Menezes, e o coordenador da Defesa Civil, Kleber Lima.