A Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), retomou, neste mês de setembro, o Projeto Viver, que tem como objetivo oferecer um envelhecimento ativo e saudável para os idosos do município. O projeto é desenvolvido com recursos federais, por meio do Ministério do Desenvolvimento, no Centro Cidadão Alcides Fontes, no Conjunto Jardim, e oferece desde aulas de dança até aulas sobre tecnologia.

O Projeto Viver foi trazido para Socorro em 2019 para otimizar oportunidades para pessoas idosas, no entanto, devido à pandemia, o projeto foi interrompido. Agora, as aulas estão sendo retomadas de forma presencial, com turmas reduzidas e seguindo todos os protocolos de saúde e segurança.

Segundo a coordenadora de Proteção Social Básica da Smas e responsável pelo Projeto Viver, Priscilla Mendonça, Nossa Senhora do Socorro é o único município de Sergipe que faz parte do projeto federal. “Nós recebemos os materiais para desenvolver esse projeto no município e reiniciamos as aulas com as turmas de Informática básica para idosos, além disso essa ação dispõe de diversos eixos, como tecnologia, arte, saúde e educação”, explicou.

Aline Tiara, coordenadora de Inclusão Produtiva da Smas e também responsável pelo Projeto Viver, explicou que os idosos do município que são atendidos pelo programa têm transporte para deslocamento até o Centro Cidadão e de volta.

Maria de Lurdes tem 64 anos e mora no Conjunto João Alves, ela faz parte da turma de Informática Básica. “Eu estou gostando muito das aulas, principalmente porque estou aprendendo a mexer um pouco com essas novas tecnologias. E essa é uma ótima oportunidade para sair de casa, depois de tanto tempo sem poder encontrar outras pessoas por causa da pandemia, então estou feliz de fazer parte desse projeto”, disse.