Iniciativas são fruto de parceria entre MPT-SE, UFS e Município

Aliar educação e esporte é um caminho eficaz para transformar a realidade de crianças e adolescentes. E esse é o objetivo dos Projetos “Academia e Futebol” e “Segundo Tempo”, lançados nesta sexta-feira (5), em São Cristóvão.

A solenidade aconteceu no Ginásio de Esporte Gevaldo Costa Pereira, com a presença de crianças e adolescentes, autoridades do município, o Procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro e a professora doutora da Universidade Federal de Sergipe, Sueli Maria da Silva Pereira. A execução dos projetos é resultado de uma parceria entre o Município, a UFS e o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE). “O nosso objetivo é combater e prevenir o trabalho infantil. As crianças e adolescentes precisam se qualificar na educação e no esporte também para, no futuro, serem boas pessoas, bem formadas e, no momento certo, bons trabalhadores e profissionais. O Município tem incentivado os projetos e a nossa expectativa é que eles sejam ampliados”, destacou o Procurador Raymundo Ribeiro, que também é o coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância).

O prefeito da cidade de São Cristóvão, Marcos Santana, destacou, durante o evento, a importância do combate ao trabalho infantil. “Lugar de criança é na escola. O poder público tem o papel de garantir as políticas de transferência e compensação, para que as famílias tenham a devida condição de sobrevivência e nunca permitam que as crianças tenham que trabalhar”, ressaltou.

Sobre os projetos

Os Projetos “Academia e Futebol” e “Segundo Tempo” acontecem duas vezes por semana e têm como público-alvo alunos da rede municipal de ensino. Eles são levados até a UFS, onde praticam diversas modalidades esportivas, como natação, badminton e futebol.

O MPT-SE destinou recursos de multas e indenizações trabalhistas para a aquisição de materiais esportivos e a UFS é responsável por acolher os alunos e monitorar as atividades. “É uma imensa alegria fazer parte desse momento, saber o quanto isso é importante para o ensino, para a preparação. É um projeto de inclusão, que traz saúde e envolvimento do esporte vinculado à educação”, disse a professora doutora da UFS, Sueli Pereira.

Durante a solenidade, foram distribuídos materiais informativos, produzidos pelo MPT, sobre temas relacionados ao combate ao trabalho infantil e incentivo à aprendizagem profissional. Kauanny da Silva tem 14 anos e é uma das alunas atendidas pelos projetos. Ela compartilhou a alegria de viver uma nova experiência. “É muito legal poder conhecer um esporte novo. É a minha primeira vez jogando futebol. Além de ser divertido, sei que vai me ajudar de várias maneiras”, disse a estudante.