Com objetivo de conhecer os processos implantados na Atenção Primária que fizeram a cidade de Uberlândia-MG ser referência no serviço de excelência na saúde pública, o prefeito de Propriá, Valberto Lima, acompanhado da secretária de Saúde, Mara Rúbia, e da assessora Andrea Profheta, está visitando o município para conhecer o projeto e seu processo de implantação.

Escolhida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde para ser um Centro Colaborador de boas práticas na saúde, o projeto tem como objetivo a Planificação da Atenção à saúde, que é denominado no município como projeto Qualifica SaUDI, que garante o acesso da comunidade às unidades de saúde, fortalecendo a atenção primária na cidade, tendo os Centros Colaboradores como propósito de fortalecer e ampliar a cooperação técnica entre Estados e Municípios, facilitando informações e serviços, estimulando e apoiando o treinamento e a pesquisa.

Para o Dr. Valberto, conhecer o projeto e seu processo de implantação é de suma importância para servir de referência para sua gestão, “É um projeto com iniciativa que surtiu efeitos positivos aqui em Uberlândia, principalmente no fluxo de atendimento, redução do tempo de espera pelas consultas, na ampliação do cadastro familiar e de estratificação de risco dos usuários, estou satisfeito com tudo que estou vendo e não vejo a hora de levar esse projeto para nosso município”.

Os processos desenvolvidos motivaram o Conass a escolher Uberlândia para ser um Centro Colaborador. O cronograma da visita tem como programação a seguinte ordem:  Centro Colaborador PAS/ CONASS para a qualificação da APS com consultoria do Conass, visitação à Unidade de APS Compartilhada UBSF Ipanema I, palestra com apresentação da integração da APS e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) no cuidado a pacientes com doenças crônicas.

Também estiveram no evento o prefeito Luiz Mário, de Nossa Senhora das Dores, e sua equipe técnica, secretário adjunto de saúde de Aracaju, secretária de Saúde de Itabaiana, e representantes do CONASS E CONASEMS.

Fonte: Ascom/Propriá