No primeiro dia do ano, quando o sentimento de renovação é compartilhado pela maioria, os moradores de São Cristóvão têm motivos de sobra para celebrar. A cidade, que está em pleno desenvolvimento, completa 434 anos na primeira segunda-feira de 2024, dia 1º de janeiro. Trata-se de um município que se destaca como um importante ponto de referência histórico e cultural na trajetória do Brasil, sendo a quarta cidade mais antiga do país e a primeira capital do estado de Sergipe.

Fundada no dia 1º de janeiro de 1590 por Cristóvão de Barros, São Cristóvão possui uma rica trajetória marcada pela influência da União Ibérica e da invasão Holandesa, que desempenharam papel crucial na construção de suas igrejas. Além disso, a cidade testemunhou a passagem de figuras emblemáticas na história de Sergipe, como o sancristovense João Nepomuceno Borges, conhecido como João Bebe Água, e de Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa nascida no Brasil.

São Cristóvão foi a capital sergipana até 1855, quando um novo capítulo se desenhou na linha do tempo, quando, sob a presidência de Inácio Barbosa, foi tomada a decisão de transferir a capital para o povoado Santo Antônio do Aracaju. Saltando para o presente, em 2021, o município recebeu o título de “Cidade Mãe de Sergipe” pela promulgação da Lei Nº 8.824/2021, um reconhecimento formal de sua importância histórica e cultural para o estado.

Com uma população de aproximadamente 100 mil habitantes distribuídos em uma área que abrange o Centro Histórico, Grande Rosa Elze e povoados, a cidade preserva suas riquezas materiais e imateriais, mantendo-se como o berço da cultura sergipana. É nesse cenário que acontece um dos maiores eventos culturais do Brasil, o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), que celebrou 51 anos de história em 2023.

Em suma, as manifestações folclóricas, religiosas, gastronômicas e uma arquitetura marcada por prédios históricos são elementos que enriquecem a identidade única do município, que em 2023 comemorou o décimo terceiro aniversário da Praça São Francisco como Patrimônio da Humanidade, um reconhecimento conferido pela Unesco.

Para comemorar o 434º aniversário de forma especial, a Prefeitura organizou um evento que vai acontecer na Praça do Centro Comercial do Eduardo Gomes a partir das 16h. A programação contempla apresentações musicais de destaque, com a participação de artistas nacionais, sergipanos e sancristovenses.

Programação

16h – Daniel Abençoado

17h30 – Marcelino e Banda

19h – Thaís Helena

20h30 – Sarah Farias

Fonte: ascom/PMSC