A Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, realizou, na tarde desta terça-feira, 10, a mesa redonda ‘Turismo em Nossa Senhora do Socorro: história, patrimônio cultural e paisagens’. O evento ocorreu no Instituto Federal de Sergipe (IFS) e teve como objetivo manter o diálogo entre o município e artesãos, trabalhadores de restaurantes da Orlinha do São Brás e do Porto Grande, guias de turismo e estudantes de história de Socorro.

De acordo com o secretário de Turismo, Júnior Trindade, o evento também tem como propósito reforçar, entre os participantes, o sentimento de pertencimento da cultura local. “Nós estamos iniciando hoje várias discussões com quem realmente faz o turismo de Nossa Senhora do Socorro, quem produz gastronomia nos bares e artesanato, para que assim possamos avançar. Nós temos o potencial e precisamos transformá-lo em um produto turístico que fale um pouco sobre a cidade”, disse Júnior.
Um dos participantes da mesa redonda, o professor e pesquisador Igor Andrade, ressalta os avanços do turismo no município. “O trabalho de turismo de Socorro é muito recente. Um movimento como esse é memorável, porque a partir daqui podem surgir muitas novidades, mais investimentos e uma atenção maior para o turismo. Também é muito importante para que o povo socorrense desperte um senso de identidade com a sua terra e, assim, possa desenvolver mais história, identidade, turismo e cultura de Nossa Senhora do Socorro”, enfatiza Igor.

A artesã Maria José dos Santos trabalha com artesanato há cerca de dois anos. Ela faz a produção e o comércio de produtos por meio da reciclagem. De acordo com ela, a mesa redonda ajudou a despertar a criatividade. “Já tive algumas ideias como, por exemplo, usar a igreja, a padroeira da cidade, no artesanato como um elemento decorativo, como em um chaveiro, prendedor de bico, nas bolsas. Assim, por meio do artesanato, eu conto um pouco da história da cidade”, destaca a artesã.

A guia de turismo, Terezinha Maria de Jesus, ressalta a importância do conhecimento aprofundado da história do município para os guias. “Nós somos as pessoas que apresentam à cidade para quem deseja conhecer. Por isso é muito importante conhecer a história, o cotidiano, o contexto geral da cidade. Socorro é uma cidade riquíssima, com muito potencial. Temos riquezas como o Rio do Sal, a Floresta do Ibura, Orlinha do Porto Grande e vários outros pontos que são muito visitados”, ressalta a guia.

Fonte: Prefeitura de Socorro