O município sergipano de Nossa Senhora da Glória foi o cenário para o Tour Virtual Forrageiras para o Semiárido, que será disponibilizado em breve na plataforma Senar Play , além de fazer parte do tour imersivo dos óculos de realidade virtual que rodam o país em feíras agropecuárias e atividades do Senar, semelhantes aos que estavam disponíveis no estande do Senar Sergipe, durante o Sealba Show 2024.

O Projeto Forrageiras para o Semiárido – Pecuária Sustentável, realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) – por meio do Instituto CNA – e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), passará a ser divulgado para todo o país, de forma ainda mais imersiva.

As imagens foram feitas nos dias 06 e 07 de fevereiro, na Unidade de Referência Tecnológica (URT) de Nossa Senhora da Glória, sertão de Sergipe, pela equipe do Tour Brasil 360 graus e mostram desde a implantação da área de palma, com todo o planejamento e etapas de plantio, seleção de raquetes, trituração da palma, mistura do concentrado até a suplementação dos animais, pesagem e manejo sanitário.

As gravações estiveram sob as orientações da consultora de campo da CNA, Alenilda Carvalho, do assessor técnico do Senar Central, Vilton Júnior e do supervisor do Projeto Forrageiras para o Semiárido em Sergipe, Célio Dantas.

O dispositivo de imersão aproxima ainda mais o campo da cidade. “A expectativa é que a gente consiga alcançar uma quantidade maior de público, tanto do perfil do produtor quanto do perfil urbano mesmo. Essa é a intenção do 360 graus, levar inovação e tecnologia para o produtor, ou qualquer outra pessoa, mesmo não estando aqui no campo”, afirma Alenilda Carvalho - consultora de campo CNA.

Vilton Júnior, assessor técnico do Senar Central, conta que o tour foi iniciado ano passado, com cases que têm sido um sucesso em várias feiras pelo Brasil, como a queijaria, o pulverizador, autopropelido, o turismo rural, a piscicultura e também a apicultura, todos esses já disponíveis na plataforma do Senar Play. “Com esse trabalho a gente mostra o sistema produtivo, as diversas tecnologias e a pessoa sente que está inserida no ambiente, de forma bastante imersiva, através de um dispositivo que permite uma interação, um aprendizado muito interessante”, conta.

A URT de Nossa Senhora da Glória possui uma área de aproximadamente 266 hectares e serve de base física para pesquisas e tecnologias na área da agropecuária sustentável, sua ênfase se concentra nos sistemas de produção de leite.

O projeto

O Projeto Forrageiras para o Semiárido – Pecuária Sustentável avalia o potencial produtivo de plantas forrageiras às condições de clima e solo do semiárido. Assim como, a sua capacidade de resiliência às condições de pastejo por ovinos, bovinos de corte e leite.