Sabe-se como a preservação do meio ambiente e dos espaços naturais nacionais têm se tornado mais importante a cada dia que passa e, por isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Socorro, realizou uma reunião, nesta quinta-feira, 18, com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e com a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), para discutir medidas e projetos a serem adotados para melhorar a visibilidade e a preservação da Floresta Nacional Ibura.

O Instituto Chico Mendes (ICMBio), responsável pela gestão da área de preservação, também esteve presente na reunião e abriu espaço para os projetos e capacitações disponibilizadas pelas empresas parceiras. O DNIT apresentou propostas de levar ações para alunos das escolas municipais por meio de conteúdos pedagógicos e visitas às trilhas da Floresta.

Adotando medidas do Programa de Educação Ambiental (PEA), o objetivo é mostrar a importância do espaço natural para os estudantes e para a comunidade, bem como reativar trilhas e incentivar o ecoturismo na região. Além disso, será feito um constante acompanhamento para garantir a disseminação da educação ambiental.

Também serão feitas capacitações com os agentes da SEMMA e de órgãos municipais, previstas para serem iniciadas em março e que seguirão ao longo do ano, como foi discutido na reunião. Josiene Lima, analista ambiental do DNIT, disse que o planejamento apresentado traz projetos e ações detalhadas para a recuperação e preservação da área natural.

O secretário de Meio Ambiente, Samir de Souza, falou da importância da parceria para a realização desse projeto. “Com o trabalho em conjunto poderemos abranger mais pessoas, conscientizar mais e mostrar como a preservação e o contato com a natureza são importantes”, explicou.

A Deso também entrou na parceria para a preservação da Ibura e, fazendo sua parte, irá trazer mudas de árvores para contribuir com a arborização e trabalhará junto à administração da reserva para levar mais ações de conscientização para as comunidades de Socorro.

Fonte: Secom