Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Ages transformaram imóvel em um local mais apropriado à moradia 

No município sergipano de Simão Dias, distante 7km da cidade baiana de Paripiranga, a família de Gicelma e Leandro não imaginava que o sonho de reformar a casa iria virar realidade. É que os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Ages, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, construíram uma cozinha e um banheiro no imóvel da família de quatro pessoas.  

Os donos do imóvel foram selecionados pelo projeto de extensão do Escritório Modelo, que reúne alunos de Arquitetura para oferecer assistência técnica à população de baixa renda, transformando imóveis em ambientes adequados para as pessoas viverem. A família da dona de casa foi a primeira contemplada com a reforma. Após uma visita para doação de mantimentos, foi detectada a necessidade de um banheiro, mas a equipe também resolveu construir uma cozinha devido à carência encontrada. 

“A Ages tem o projeto Escritório Modelo, que realiza atividades para atender a comunidade e, além disso, promover a experiência profissional para os alunos. Assim chegaram até a casa de Leandro e Gicelma”, contou a coordenadora do curso, professora Andrea Fontes. 

O trabalho durou cerca de dois meses e toda a verba, mão-de-obra e os materiais utilizados na construção foram angariados pelos alunos por meio de parcerias e doações. “A planta foi elaborada pelos alunos e para a construção dos cômodos nós fomos em busca de parceiros na área de construção civil e também conseguimos a mão de obra para a execução do projeto”, contou a docente Waleska Diniz, responsável pelo projeto.  

Para a dona de casa Gicelma de Jesus, não existe alegria maior do que ver sua casa com mais dignidade para abrigar sua família. “Só tenho a agradecer aos alunos da Ages por darem esse conforto para a minha família, foi uma ótima ajuda, pois não eu não trabalho, apenas meu marido, e a gente não teria condições de fazer essas reformas”, agradeceu.