Um brasileiro de 23 anos, natural de Rondônia, morreu na Ucrânia após ser atingido por um míssil. Ele atuava como voluntário na guerra há mais de um ano. A morte foi confirmada pela irmã da vítima, Juliana Sales, ao UOL. Júlio César Sales Soeiro teria sido atingido junto a um grupo de militares na região de Avdiivka na última terça-feira 14.

A situação nos arredores da cidade foi descrita como “muito tensa” pela televisão estatal ucraniana na quinta-feira 16. Os familiares foram informados da morte por um amigo de Júlio, que comunicou que não sobrou nenhuma parte do corpo dele. Um canadense e um norte-americano também morreram, sendo que os outros dois corpos foram recuperados, mas o de Júlio não.

A família, até o momento, não recebeu assistência do governo brasileiro, conforme afirmou Juliana. O Itamaraty, procurado pelo UOL, não informou se está prestando assistência consular. Juliana lamentou a perda do irmão e o descreveu como um herói que morreu para salvar um amigo ferido em combate. A cidade industrial de Avdiivka, cenário do incidente, foi temporariamente controlada por Moscou em julho de 2014 antes de retornar ao controle ucraniano.

É um dos pontos mais disputados no atual conflito. Em outubro, a Rússia lançou uma nova ofensiva na região para cercar e reconquistar a cidade, intensificando os ataques.

Fonte: AgoraRN