Combatentes mercenários russos amotinados avançavam em direção a Moscou neste sábado (24), depois de tomar uma cidade do sul durante a noite, com os militares da Rússia disparando contra eles do ar, mas aparentemente incapazes de retardar seu avanço relâmpago.

Enfrentando o primeiro desafio sério ao seu controle do poder de seu governo de 23 anos, o presidente Vladimir Putin prometeu esmagar um motim armado que ele comparou à Guerra Civil da Rússia um século atrás.

Os combatentes do exército privado Wagner comandado pelo ex-aliado de Putin Yevgeny Prigozhin já estavam a caminho da capital, tendo capturado a cidade de Rostov e iniciado uma corrida de 1.100 km até Moscou.

Transportes de tropas e um caminhão-plataforma carregam um tanque passando pela cidade de Voronezh a mais da metade do caminho para Moscou, onde um helicóptero disparou contra eles. Mas não houve relatos de rebeldes encontrando resistência substancial na rodovia.

A mídia russa mostrou fotos de pequenos grupos de policiais posicionando metralhadoras na periferia sul de Moscou. As autoridades da região de Lipetsk, ao sul da capital, disseram aos moradores para ficarem em casa.

O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, pediu para que as pessoas evitem circular pela cidade o máximo possível, uma vez que uma operação antiterrorista foi declarada e disse que a situação era "difícil".

Sobyanin também disse em comunicado que a segunda-feira seria um dia não útil — com algumas exceções — para "minimizar os riscos". Havia uma maior presença de segurança nas ruas e a Praça Vermelha foi bloqueada por barreiras de metal.

Mais de 100 bombeiros estavam em ação em um depósito de combustível em chamas em Voronezh. Imagens de vídeo obtidas pela Reuters mostraram que ele explodiu em uma bola de fogo logo depois que um helicóptero passou. Prigozhin acusou os militares da Rússia de atingir alvos civis do ar enquanto tentavam retardar o avanço da coluna.

Prigozhin diz que seus homens estão em uma "marcha por justiça" para remover comandantes corruptos e incompetentes que ele culpa pela condução da guerra na Ucrânia. Em um discurso televisionado do Kremlin, Putin disse que a própria existência da Rússia está ameaçada.

"Estamos lutando pela vida e segurança de nosso povo, por nossa soberania e independência, pelo direito de permanecer a Rússia, um Estado com mil anos de história", afirmou. "Todos aqueles que deliberadamente pisaram no caminho da traição, que prepararam uma insurreição armada, que seguiram o caminho da chantagem e métodos terroristas, sofrerão punição inevitável, responderão tanto à lei quanto ao nosso povo."

Mais tarde, Putin assinou uma lei que endurece as regras por quebrar a lei marcial em lugares onde ela foi imposta, disse a agência de notícias RIA.

Desafiador

Um desafiador Prigozhin respondeu rapidamente que ele e seus homens não tinham intenção de se entregar. "O presidente comete um erro profundo quando fala sobre traição. Somos patriotas de nossa pátria, lutamos e lutamos por isso", disse Prigozhin em uma mensagem de áudio. "Não queremos que o país continue vivendo na corrupção, no engano e na burocracia."

Prigozhin, cujo exército privado travou as batalhas mais sangrentas na Ucrânia, mesmo em meio a uma rivalidade de meses com o alto escalão, disse que capturou o quartel-general do Distrito Militar do Sul da Rússia em Rostov sem disparar um tiro.

Em Rostov, que serve como o principal centro logístico de retaguarda para toda a força de invasão da Rússia, os moradores se movimentaram calmamente, filmando em telefones celulares enquanto os combatentes do Wagner em veículos blindados e tanques de batalha tomavam posições.

Um tanque estava entre prédios de estuque. Outro tinha "Sibéria" pintado com tinta vermelha na frente, uma clara declaração de intenção de varrer toda a Rússia. "Haverá guerra civil?", uma mulher em Rostov perguntou aos mercenários que tomaram conta da cidade. "Não, vai ficar tudo bem", respondeu um combatente. A região circundante de Rostov é um importante conglomerado de matérias-primas.

Em uma série de mensagens divulgadas durante a noite, Prigozhin exigiu que o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, e o chefe do Estado Maior, Valery Gerasimov, fossem vê-lo em Rostov.

Desafio

Países ocidentais disseram que estão acompanhando de perto a situação na Rússia. A Casa Branca disse que o presidente Joe Biden foi informado. "Isso representa o desafio mais significativo para o Estado russo nos últimos tempos", disse o Ministério da Defesa britânico .

"Nas próximas horas, a lealdade das forças de segurança da Rússia, e especialmente da Guarda Nacional Russa, será a chave para o desenrolar desta crise."

O controle de Putin sobre o poder pode depender de ele conseguir reunir tropas leais suficientes para combater os mercenários em um momento em que a maior parte das forças armadas da Rússia está posicionada no front no sul e leste da Ucrânia.

O presidente turco, Tayyip Erdogan, pediu para Putin agir com bom senso, em um telefonema com o presidente russo sobre os recentes acontecimentos.

A insurreição também corre o risco de deixar a força de invasão da Rússia na Ucrânia em desordem, no momento em que Kiev está lançando sua contraofensiva mais forte desde o início da guerra em fevereiro do ano passado.

"A fraqueza da Rússia é óbvia. Fraqueza em grande escala", escreveu o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, em uma mensagem nas redes sociais. "E quanto mais a Rússia mantiver suas tropas e mercenários em nossa terra, mais caos, dor e problemas ela terá para si mesma mais tarde."

Revolta

Prigozhin, um ex-condenado e aliado de longa data de Putin, lidera um exército privado que inclui milhares de combatentes recrutados nas prisões russas. Seus homens enfrentaram os combates mais ferozes da guerra de 16 meses na Ucrânia, incluindo a batalha prolongada pela cidade oriental de Bakhmut.

Ele criticou durante meses os altos escalões do Exército regular, acusando os generais de incompetência e de reter munição de seus combatentes. Neste mês, ele desafiou ordens para assinar um contrato que colocava suas tropas sob o comando do Ministério da Defesa.

Ele lançou o aparente motim na sexta-feira depois de alegar que os militares mataram muitos de seus combatentes em um ataque aéreo. O Ministério da Defesa negou.

"Somos 25.000 e vamos descobrir por que o caos está acontecendo no país", disse ele, prometendo destruir quaisquer postos de controle ou forças aéreas que estivessem no caminho do Wagner. Mais tarde, ele disse que seus homens se envolveram em confrontos com soldados regulares e derrubaram um helicóptero.

Anna Matveeva, pesquisadora visitante sênior do King's College's Russia Institute, disse que Prigozhin era uma figura popular cujos homens estavam bem equipados e treinados, depois de fazer um trabalho pesado na Ucrânia nos últimos meses.

"Eles são uma força a ser reconhecida", disse Matveeva, acrescentando que o sucesso ou fracasso do Wagner dependeria dos aliados que ele pudesse encontrar nas forças de segurança da Rússia.

O general do Exército Vladimir Alekseyev emitiu um apelo em vídeo pedindo que Prigozhin reconsiderasse. "Apenas o presidente tem o direito de nomear a liderança máxima das Forças Armadas, e vocês estão tentando usurpar sua autoridade", disse ele.

Fonte: R7

Foto: STRINGER/REUTERS