A gigante do fast-food McDonald’s anunciou nesta terça-feira (8/3) que suspenderá as atividades dos 850 restaurantes na Rússia em resposta à invasão da Ucrânia pelo país.

A empresa disse que continuará pagando os 62 mil funcionários no país. Em uma carta aberta, o presidente e CEO do McDonald’s, Chris Kempckinski, afirmou que fechar essas lojas por enquanto é a coisa certa a fazer.

“Nossos valores significam que não podemos ignorar o sofrimento humano desnecessário que se desenrola na Ucrânia”, disse Kempczinski.

Outros 100 restaurantes localizados na Ucrânia também tiveram os serviços suspensos. Segundo informações da AP, o McDonald’s pode sofrer um grande impacto financeiro devido aos fechamentos, uma vez que os restaurantes na Rússia e na Ucrânia contribuíram com 9% da receita anual, ou cerca de US$ 2 bilhões.

Outras multinacionais também já aplicaram sanções contra o país. Na semana passada, a Apple anunciou a interrupção dos negócios na Rússia, ficando proibidas as vendas de novos telefones e computadores iPhone, iPad, MacBook e outros produtos da companhia.

As operadoras de cartão de crédito Mastercard e Visa também suspenderam as atividades no país. As empresas já tinham travado parte das operações, bloqueando instituições financeiras russas, mas decidiram expandir as retaliações.

Fonte: Metrópoles