Um canal de TV israelense divulgou fotos dos 13 reféns israelenses libertados pelo grupo terrorista palestino Hamas nesta sexta-feira (24). Todos os reféns são mulheres, crianças ou idosos, como já havia sido noticiado anteriormente.

Os reféns foram identificados como: Hannah Katzir, de 77 anos; Margalit Mozes, de 77 anos; Yaffa Adar, de 85 anos; Hannah Perry, de 79 anos; Adina Moshe, de 72 anos; Danielle Aloni, de 44 anos, e Emilia Aloni, de 9; Ruthi Mondar, de 78 anos; Keren Mondar, de 54 anos, e Ohad Mondar, de 9; Aviv Asher, de 2 anos; Raz Asher; de 5 anos; e Katz-Asher, de 34 anos.

As mulheres, crianças e idosos libertados pelo Hamas nesta sexta-feira ficaram 49 dias sob custódia do grupo terrorista, que se infiltrou no sul de Israel e lançou um ataque-surpresa no último dia 7 de outubro. Na ocasião, os terroristas realizaram massacres e sequestraram 242 reféns, entre israelenses e estrangeiros.

Além dos 13 israelenses, dez tailandeses e um um filipino que estavam sendo mantidos reféns pelo Hamas foram libertados pelo grupo terrorista. O Exército de Israel confirmou que o grupo chegou ao território israelense por volta das 19h (14h, no horário de Brasília) desta sexta-feira (24).

Os reféns soltos cruzaram a passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, pouco antes das 18h (13h em Brasília), em veículos da Cruz Vermelha, organização humanitária responsável pelo transporte deles até as autoridades israelenses.

Eles foram submetidos a uma avaliação oftalmológica inicial, pois ficaram por muito tempo em locais escuros (túneis e abrigos subterrâneos). Em seguida, foram encaminhados à base aérea de Hatzerim, no sul de Israel.