“Essa é uma região rica em produção de leite, como vocês deram o nome de ouro branco. Glória, por exemplo, faz parte da bacia leiteira e agora ganha mais visibilidade com o AgroNordeste, com ações para fomentar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural na região”, afirmou o deputado federal Laércio Oliveira, nesta quinta, 14, em discurso na 38ª Exposição e Feira de Animais da Região Norte do Estado e Expo Ouro Branco, que está sendo realizada em Nossa Senhora da Glória.

O AgroNordeste é uma ação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) para fomentar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural na região Nordeste. O município de Glória faz parte da bacia leiteira e tem fábricas de beneficiamento do leite e derivados. “Nessa primeira etapa sabemos que o projeto irá beneficiar os nove municípios contemplados com ações focadas no desenvolvimento da cadeia produtiva já existente na região. Esse desenvolvimento vai trazer 

geração de emprego e renda, além de agregar valor aos produtos dos pequenos e médios agricultores, principalmente para os produtores do leite e do mel”, enfatizou Laércio, que resolveu visitar a exposição para conhecer melhor as demandas da região em relação ao assunto.

O superintendente Federal da Agricultura em Sergipe, Haroldo Araújo Filho, falou da polêmica em torno das queijarias que fecharam durante a fiscalização e das ações do MAPA. “O Selo Arte é um programa do Ministério da Agricultura que desburocratiza e regulamenta as queijarias de produtos artesanais, não livra de ter inspeção, mas simplifica o processo e com esse selo os produtores podem comercializar para o país inteiro que é um produto artesanal certificado pelo Ministério. Além disso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) vai capacitar esses produtores e proprietários dessas queijarias na parte de gestão, da regulamentação, do enquadramento, para ficar tudo certo e ser contemplado com o selo”, explicou Haroldo.

O presidente do Sistema Faese/Senar, Ivan Sobral, falou da importância dessa capacitação. “Foi lançado ontem, em Brasília, pelo Senar e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), o projeto Prospera Agropecuária Semiárido, que pretende aumentar a cobertura de assistência técnica rural, promover e fortalecer as organizações de produtores rurais, desenvolver e agregar valor à produção agropecuária sustentável da região semiárida. Os objetivos estão alinhados com o Programa AgroNordeste, lançado recentemente pelo Ministério da Agricultura. Nossa preocupação é para que os produtores se legalizem, sejam certificados e possam vender com tranquilidade sua produção”, destacou Ivan.

Assessoria