Nesta quarta-feira, dia 10 de julho, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), por meio de requerimento de solicitação da deputada estadual Linda Brasil (Psol), realizará uma audiência pública para debater o futuro do Hospital de Custódia Psiquiátrica de Sergipe (UCP). 

O fechamento do UCP representa um passo necessário para o cumprimento da Lei da Reforma Psiquiátrica de 2001, que visa à desinstitucionalização e à promoção de um tratamento mais humanizado e integrado à sociedade. Entretanto, essa mudança traz à tona a urgente necessidade de uma rede de atenção psicossocial robusta que possa garantir infraestrutura e suporte médico e psiquiátrico adequados para esses indivíduos, assegurando que sejam acolhidos e tratados com dignidade.

 Além de discutir o destino dos pacientes, a audiência pública também abordará o futuro dos profissionais que atuam na UCP e a situação de trabalho na rede existente. Atualmente, essa rede encontra-se sucateada e desestruturada, incapaz de absorver adequadamente a demanda de pacientes desinstitucionalizados da UCP. O debate será ampliado com a participação de representantes do poder público estadual, Tribunal de Justiça, Conselhos de Classe como o CRP (Conselho Regional de Psicologia) e o CRESS (Conselho Regional de Serviço Social). 

A pauta também inclui a necessidade de realização de concursos públicos para a contratação de profissionais da saúde mental e o fortalecimento das redes de atendimento, reforçando o quadro de médicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras e demais especialistas em instituições como os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial). 

A Mandata Linda Brasil amplia o convite às cidadãs e cidadãos, profissionais da saúde, entidades de classe e demais interessados a se juntarem a nós nesse debate crucial para o futuro da saúde mental em Sergipe. 

O quê: Audiência pública sobre o futuro do Hospital de Custódia Psiquiátrica de Sergipe 

Quando: Nesta quarta-feira, 10 de julho; 

Onde: Sala de Comissões da Alese; 

Contato: 79 9 9850-5863 - Pábulo Henrique, coordenador de comunicação da Mandata Linda Brasil

Marcela Prado /Assessora de Imprensa