A Assembleia Legislativa de Sergipe sediará, na próxima terça-feira (8), uma audiência pública sobre a atuação da Assessoria Técnica Popular como direito das comunidades tradicionais para o enfrentamento aos efeitos das mudanças climáticas. Promovido pela deputada Linda Brasil (Psol), em parceria com o Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste (ATPN), o evento reunirá representantes da sociedade civil, do poder público, pesquisadores, movimentos sociais e parceiras.

O debate objetiva alcançar reflexões e estratégias que considerem as diferentes dimensões da vida das populações vulnerabilizadas, habitantes das cidades e do campo. Serão evidenciados, no contexto das mudanças e crises climáticas, os desafios envolvendo a atuação das assessorias técnicas populares junto aos movimentos sociais, com ênfase para o enfrentamento às violações dos direitos humanos.

A deputada estadual Linda Brasil salienta que existem impactos sociais cumulativos decorrentes da crise climática. “Além do aprofundamento das desigualdades, ocorre o agravamento das violações de direitos humanos nos territórios. Isso evidencia a necessidade de um amplo debate sobre as complexidades deste tema e sobre o papel dos diferentes setores da sociedade civil e do poder público. É necessário, de forma conjunta, construir alternativas que assegurem dignidade e justiça social, principalmente para as comunidades mais vulnerabilizadas”, apontou.

Na oportunidade, também serão apresentadas diferentes experiências de autogestão, implementação de tecnologias sociais, produção social de dados, transição energética popular, com foco na defesa e garantia dos direitos territoriais e por uma adaptação climática justa. “Esses são exemplos concretos das possibilidades de composição do trabalho conjunto entre as assessorias e movimentos sociais, o que demonstra alternativas frente aos desafios impostos pelas mudanças do clima”, considerou Linda Brasil.

Participações

Participarão do evento, além da deputada Linda Brasil, os representantes do Ministério Público Federal, Gisele Bleggi Cunha; da ONG 350.org, Renan Andrade; do Fórum de Povos e Comunidades Tradicionais, Maria Izaltina Silva Santos; da Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA, Roselita Vitor; do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas; do Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste, Isabela Pinheiro; da Universidade Federal de Sergipe (UFS); e demais parceiros, pesquisadores e movimentos sociais atuantes no segmento.

Audiência Pública: Assessoria Técnica Popular, um direito das comunidades para a convivência e enfrentamento às mudanças climáticas nas cidades, nas águas e no campo.
Data: terça-feira, 8
Horário: a partir das 14h
Local: Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe – Av. Ivo do Prado, s/n – Palácio Gov. João Alves Filho – Centro.
Contato: Assessoria de Imprensa da Mandata Linda Brasil (79 99644-1917)