A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) voltou a pedir ao governador Belivaldo Chagas (PSD) que convoque os aprovados no último concurso do Corpo de Bombeiro Militar, regido pelo Edital 02/2018. “No ano passado, a Corporação deixou de atender 669 ocorrências, seja pela falta de viatura, por estar com problemas mecânicos ou por deficiência em seu efetivo humano”, justificou ao protocolar Moção de Apelo junto à mesa diretora da Assembleia Legislativa.

Maria contou que, segundo recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), deve existir um agente para cada grupo de mil habitantes. “Se fizermos os cálculos para o nosso Estado, ainda serão necessários 2.318 agentes para atender toda a população sergipana. Isso nos dá a certeza de que a contratação imediata se faz necessária”, disse, observando que nos últimos tempos ocorreram incidentes graves com fogo, como no caso do Hospital Nestor Piva, em Aracaju, que resultou na morte de cinco pacientes.

A parlamentar destacou que uma das metas previstas no Plano Estratégico 2018-2021 da Corporação é, justamente, seguir o orientado pela ONU. “Há um reconhecimento da Instituição dessa necessidade imprescindível. E se formos considerar o que prevê a Lei Estadual 5.653/2005, que dispõe sobre a fixação do efetivo do CBM no nosso Estado, percebe-se a necessidade imperativa da convocação de mais 274 soldados. Mesmo que não seja seguido o raciocínio proposto pela ONU, ainda existe uma urgência pela contratação de mais profissionais”.