O governador Fábio Mitidieri está em Brasília com agenda extensa de reuniões em busca de investimentos e de parcerias para o estado. Na manhã desta quarta-feira, 25, ele já esteve com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Luiz Paulo Teixeira, discutindo auxílio do órgão ao pacto de combate à fome, proposto pelo governador, e no apoio ao pequeno produtor.

Paulo Teixeira destacou que Fábio é o primeiro governador a ser recebido pela Pasta e que fará parceria com Sergipe no fortalecimento da agricultura familiar e por meio de programas nacionais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Quero fazer uma parceria com o estado de Sergipe, um estado com potencial na produção de arroz, de camarão, de milho. Por meio de programas nacionais, como o PNAE e Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar], vamos trabalhar em parceria”, disse.

“Hoje tratamos do combate à fome, uma necessidade também de Sergipe, inclusive propus um pacto de combate com a sociedade durante a campanha. Espero transformar em ações concretas essa visita porque somos um estado produtor e com capacidade de alavancar a economia por meio da agricultura e da pecuária. Estamos trabalhando para modernizar os órgãos estaduais da área, a exemplo do concurso da Emdagro que abriu inscrições essa semana”, afirmou Fábio.

Na ocasião, o governador recordou a participação do ministro, enquanto deputado federal, na aprovação do Projeto de Lei que regulamenta a comercialização de medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes da planta Cannabis Sativa em sua formulação.

Rodovias e ponte Neópolis-Penedo

Já no encontro com o ministro do Transporte, Renan Filho, foram tratadas as obras BR-101, da BR-235 e a construção da ponte Neópolis-Penedo. O ministro assegurou que já estão garantidos para este ano R$ 250 milhões para obras de construção e manutenção de rodovias em Sergipe.

A BR-101 é uma das mais importantes de Sergipe, iniciando no município de Propriá, atravessa todo o território sergipano, passando por 17 municípios. Com aproximadamente 206 quilômetros de extensão, a BR-101 é o principal eixo logístico, ligando Sergipe ao restante do país. A previsão é que a duplicação da pista possa ser concluída até o primeiro semestre de 2024.

Foram retomadas as obras de duplicação/restauração no trecho entre o povoado de Pedra Branca, em Laranjeiras, e Maruim. O trecho entre Estância e o estado da Bahia aguarda licença do Ibama. Já o projeto dos contornos de Umbaúba e Cristinápolis estão sendo reavaliados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Existe a previsão, ainda, de licitação, no primeiro trimestre, dos viadutos de acesso a Carmópolis e Santo Amaro (Porto de Sergipe), além de seis passarelas e do encabeçamento da ponte sobre o Rio Sergipe, no povoado Pedra Branca.

Na BR-235, a informação do Dnit é que a rodovia passa por recapeamento e serviços de manutenção.