João Alves Filho nasceu em Aracaju no dia 3 de julho de 1941 e faleceu em Brasília em 24 de novembro de 2020. Foi um engenheiro civil e político brasileiro filiado ao Democratas (DEM). Foi prefeito de Aracaju por duas vezes, ministro do Interior no Governo Sarney e governador de Sergipe por três vezes.

Filho de João Alves e Maria de Lourdes Gomes. Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia em 1965 e nesse mesmo ano fundou a Habitacional Construções, após cinco anos trabalhando na empresa de sua família. Afastou-se da iniciativa privada em 1975 quando o governador José Rollemberg Leite o nomeou prefeito de Aracaju, cargo que exerceu por quatro anos. Extinto o bipartidarismo, trocou a ARENA pelo PP, legenda da qual foi um dos fundadores em Sergipe, mas a incorporação da mesma pelo PMDB no final de 1981 fez João Alves Filho ingressar no PDS.

Eleito governador de Sergipe em 1982, transferiu-se para o PFL mediante o fim do Regime Militar de 1964 e a instauração da Nova Reublica em 1985. Cinco meses após deixar o governo sergipano foi nomeado ministro do Interior pelo presidente José Sarney em 1987 sendo eleito governador de Sergipe pela segunda vez em 1990.

Derrotado por Albano Franco ao disputar o governo estadual em 1998, elegeu-se governador pela terceira vez em 2002 ao derrotar o senador José Eduardo Dutra. Nos anos seguintes manteve-se como adversário do PT embora tenha sido derrotado por Marcelo Déda, este último eleito e reeleito governador em 2006 e 2010. Eleito prefeito de Aracaju em 2012, João Alves Filho não se reelegeu em 2016.

Foi casado com Maria do Carmo do Nascimento Alves, senadora por três mandatos, teve três filhos: Maria Cristina Alves, Ana Maria Alves e João Alves Neto.

Por César Cabral/Radar Sergipe