A implementação do Projeto Carnalita é discutida em Sergipe, há quase uma década. Sem o acordo em negociações para as instalações de empresas que exploram o mineral, não há avanço no empreendimento que pode gerar milhares de empregos no estado.

A carnalita é um mineral encontrado no subsolo, rico em potássio, que é matéria prima para a fabricação de fertilizantes. Em Sergipe, as regiões de Capela e Japaratuba apresentam grande potencial para receber as instalações e exploração do mineral.

Desta forma, dada a importância da implementação do projeto no estado de Sergipe, a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) se soma à luta pela execução do projeto, junto aos prefeitos, parlamentares e o governo do estado, para garantir o desenvolvimento da economia dos municípios e, consequentemente, do Estado.

O presidente da FAMES, Alan Andrelino, disse que o benefício maior é a geração de emprego e renda para a população, e que um projeto nesta dimensão deve receber a devida atenção e celeridade, e que a Federação está à disposição para, se necessário, provocar uma reunião entre os municípios envolvidos, os deputados estaduais, a bancada federal e o Governo de Sergipe, para juntos, somar forças para pautar o tema em Brasília.

“Além de milhares de famílias que podem ser beneficiadas com o Projeto Carnalita, com a geração de emprego e renda, e com o crescimento da economia, não podemos deixar de esquecer a importância que tem a exploração do mineral para o aumento da produtividade na agricultura, com a importação e exportação de fertilizantes. Projetos como estes não podem ser engavetados por prerrogativas, pois a causa é bem maior”, manifestou o presidente.

Fonte: assessoria