O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Aracaju, Jefferson Lima, é uma jovem promessa da política sergipana. Historiador e professor, ele está concluindo o curso de MBa em Administração Pública e é um militante ativo, engajado em causas sociais, no movimento estudantil, e um participante  contumaz da vida política e cultural do nosso Estado e de Aracaju.

Aos 36 anos, foi Secretário Nacional de Juventude no governo da ex-presidente Dilma Roussef. Em 2020, foi candidato a vereador em Aracaju e em abril desse ano, assumiu o cargo de superintendente do GEAP - o plano de saúde dos servidores públicos federais. 
 

Jefferson Lima sempre esteve envolvido nos movimentos sociais 

Nessa entrevista, Jefferson analisa o cenário político atual no Brasil, fala sobre as eleições de 2020, que ele ficou na segunda suplência de vereador, os problemas da capital e os rumos do PT nas próximas eleições. Confira!

Diário SE - Como você avalia sua experiência como candidato a vereador em Aracaju? Quais foram os desafios e aprendizados durante a campanha?

Jefferson Lima - Foi a minha primeira candidatura, uma experiência muito boa e que foi fruto de uma construção que a gente já vinha fazendo no Partido dos Trabalhadores, desde a minha militância na área da juventude, do movimento estudantil, na área da cultura, nos movimentos sociais que desaguam na candidatura em 2020. Foi enriquecedor, fiquei na segunda suplência, tive uma votação muito expressiva num momento muito difícil da eleição e num momento muito difícil eleitoral, 2020, o ano da pandemia e a gente conseguiu apresentar nossas propostas. Foi um aprendizado muito importante, você poder dialogar com a população de Aracaju, discutir os temas mais diversos da cidade, você poder apresentar as propostas para a população, e o retorno foi muito interessante. Na nossa caminhada a gente conseguiu dialogar com várias pessoas da nossa cidade, bairro por bairro, conversando com a população sobre as mudanças que eram necessárias serem feitas especificamente em 2020.

Em 2020 ficou como segundo suplente de vereador 

Diário SE - Você não se elegeu por muito pouco. Pretende encarar novamente uma eleição para vereador?

Jefferson Lima - Eu continuo nessa mesma perspectiva, nesse objetivo e estou trabalhando para 2024 apresentar novamente o meu nome como um dos pré-candidatos na chapa do Partido dos Trabalhadores e da Federação na qual o partido faz parte.

Diário SE - Qual é a sua visão sobre o futuro político de Aracaju? Quais são as principais questões que você considera importantes para o desenvolvimento da cidade?

Jefferson Lima - Hoje Aracaju é uma cidade grande. Nossa capital do estado de Sergipe tem duas questões que são fundamentais na minha avaliação. Primeiro a revisão do plano diretor. É urgente e necessário que a gente atualize o plano diretor. São mais de 15 anos que não que não consegue ter a revisar o plano diretor em Aracaju. Esse é o nosso maior défict. E uma outra questão tão importante é o transporte público e a necessidade da licitação. Hoje, Aracaju cresceu e o transporte público hoje na nossa capital é de péssima qualidade. E a gente precisa ter uma atualização de Aracaju para uma cidade conectada com o século 21, para uma cidade que dialogue com os modelos de smart city, para que a população possa de fato viver o dia a dia da nossa cidade. Então, eu sempre venho dialogando, conversando dentro do partido, nos bairros de Aracaju sobre esses dois desafios que na minha avaliação são centrais.

Diário SE - O PT poderá formar chapa junto com o grupo do atual prefeito Edvaldo Nogueira para a indicação de um nome para sucedê-lo? Como você avalia essa reaproximação?

Jefferson Lima - Hoje nós temos um entendimento dentro do PT de uma candidatura própria em 2024. Nós tivemos em 2020 e na próxima eleição vamos trabalhar para que a gente possa ter uma candidatura própria. Não existe ainda nenhum diálogo mais forte com o atual prefeito de Aracaju. Mas também a gente não tem nenhuma objeção de conversas, de diálogo, sobre projetos para nossa capital. Eu acredito que na hora certa possa ser que inicie essas conversas, mas hoje nós estamos muito focado na discussão interna de uma pré-candidatura para apresentar até o final do ano pra sociedade de Aracaju e também da formação da chapa de vereadores junto com a Federação PT, PV e PCdoB. Então, nós estamos dialogando internamente pra poder apresentar junto com esse bloco e com os outros partidos que já estão conversando conosco o nosso projeto para 2024. Mas o PT não teria restrições neste atual momento para dialogar com o atual prefeito Edvaldo Nogueira para o próximo pleito.

"Hoje a gente percebe a liderança do nosso presidente Lula"

Diário SE - Considerando o panorama político nacional, quais são suas opiniões sobre o cenário político atual no Brasil? Como você acredita que a política pode contribuir para melhorar a vida dos brasileiros?

Jefferson Lima - Hoje a gente vive um cenário de paz, de respeito da democracia, de projetos sociais apresentados pelo governo federal, da retomada da economia. Então, graças a eleição do nosso presidente Lula o Brasil mudou. Nós tiramos da cena política todo aqueles atrasos, todas aquelas violências, todos os processos negativos que existiam no Brasil. Hoje a gente percebe a liderança do nosso presidente Lula, viajando o mundo, conseguindo trazer benefícios pra população, reestruturando novos programas. De fato, governando o Brasil. Então , o cenário político é muito favorável, o cenário político é muito importante e a boa política ela consegue ajudar e melhorar a vida das pessoas. Nós já percebemos isso durante os governos do PT no Brasil, durante os governos do PT em Sergipe. A boa política, os bons projetos, os bons políticos conseguiram mudar e melhorar a vida e a realidade de cada brasileiro e cada brasileira, de cada sergipano, de sergipano. Então, acredite na política porque a política feita de forma sincera, verdadeira e corajosa com bons projetos ela consegue melhorar e mudar a realidade de forma positiva para os brasileiros e brasileiras.

Diário SE - Como você vê a importância da transparência e da participação popular na política, e como planeja promover esses valores em seu mandato, caso seja eleito?

Jefferson Lima - Todo agente público, todo ser político, principalmente àqueles que almejam buscar um espaço dentro dos mandatos, dentro do poder executivo ou legislativo, precisam fortalecer a transparência e a participação popular. Nada é feito no Brasil, nada é feito no estado de Sergipe, sem a participação popular. Tudo é feito com participação popular. É muito importante envolver a população, ouvir a população, criar mecanismo de transparência e dar oportunidade pra que as pessoas possam opinar sobre os rumos da sua cidade, sobre os rumos do seu bairro, sobre os rumos do seu país. Eu acredito muito na transparência, na participação. Eu lembro que quando Deda foi prefeito nos governos do PT, também tínhamos o orçamento participativo, agora foi retomado novamente o processo de mobilização participativa no Governo Federal. É algo que eu defendo e acredito. Se um dia eu tiver oportunidade de exercer o mandato de vereador ou exercer um mandato, com certeza estarei colocando em prática a transparência cada vez mais cotidiana, porque existem meios de transparência cada vez mais eficazes no Brasil e a participação popular de forma direta, ouvindo a população, ouvindo os movimentos sociais, ouvindo as entidades de classe, ouvindo os meios que estão sendo organizados sociedade, para a gente poder tomar as decisões corretas na hora certa e claro atendendo o apelo, atendendo a opinião do povo especificamente da nossa capital em Aracaju.

Diário SE - Você assumiu o cargo de superintendente regional do GEAP. Como está sendo essa experiência no executivo?

Jefferson Lima - Assumir um espaço de gestão pública para mim é de muita felicidade. É um desafio muito grande, estou animado e feliz de estar fazendo parte equipe da Geap aqui em Sergipe e no Brasil. Estamos com uma nova política de diálogo com os beneficiários, com os prestadores e patrocinadores, com o dever de atender da melhor forma todos os públicos, acolhendo e oferecendo atendimento especializado voltado para mulheres, mães, crianças e idosos, para todas as idades. Hoje a GEAP consegue prestar um cuidado de excelência para o servidor público e melhorou muito o diálogo com os servidores, com os sindicatos e associações. Na gestão, tento unir a expertise dos nossos colaboradores e o empenho de todos e todas através de uma oxigenação da nossa equipe, seguindo sempre as orientações da nossa diretoria nacional da GEAP. Estamos ampliando a estratégia de captação de clientes e prestadores com a sustentabilidade de crescimento. Aumentar a nossa carteira de clientes com atrativos para esse público, como refinanciamento de dívidas e campanhas com isenção de carência. Em breve teremos boas novidades aqui em Sergipe com novos convênios que envolva os tribunais do poder judiciário e prefeituras agregando os servidores estaduais e municipais na carteira da GEAP.