O senador Laércio Oliveira (PP-SE) se reuniu na manhã desta terça-feira (21) com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para discutir novos investimentos em energia fotovoltaica em Sergipe. Representado o governador Fábio Mitidieri (SE), Laércio Oliveira destacou os projetos que buscam construir usinas fotovoltaicas no município de Canindé do São Francisco, com geração de emprego, renda e energia limpa.

Laércio explicou que o principal gargalo refere-se à restrição hoje existente para conexão ao sistema de transmissão, o que inviabiliza a implantação de novos projetos de geração renovável.

Durante a reunião, o ministro e o senador sergipano também manifestaram alinhamento nas pautas do setor e em dois projetos apresentados por Laércio que estão em debate no Congresso Nacional: o PROESCOAR, para incentivar a produção, o escoamento e o consumo de gás natural, e o PROFERT, que cria o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes

“Temos trabalhado em sintonia em pautas fundamentais para o desenvolvimento econômico do país, que buscam melhorar o ambiente de negócios e atrair investimentos para o setor”, explicou Laércio.

Alexandre Silveira revelou que a equipe técnica do Ministério de Minas e Energia está analisando ponto a ponto o PROESCOAR e pode conversar com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, sobre a importância do projeto.

“Vamos trabalhar juntos pelo Brasil. Essa parceria entre o Executivo e o Congresso visa criar condições para mudar a atual realidade e fazer acontecer”, afirmou o ministro, ao elogiar a disposição de Laércio e do governador Fábio Mitidieri, seu colega de partido (PSD), em projetos na área.

Gás natural com preços mais competitivos

O senador também destacou a necessidade de garantir o suprimento de gás natural para a indústria nacional de fertilizantes nitrogenados com um preço compatível ao mercado internacional.

Nesse sentido, Laércio apoiou o anúncio feito por Alexandre Silveira após a última reunião do Conselho Nacional de Política Energética, ocorrida na sexta-feira passada (17), com a participação do Presidente da República. O ministro revelou que o governo deve criar um programa para aumentar a competitividade do setor de gás natural do Brasil e deve editar uma medida provisória que permitirá, por meio da estatal do pré-sal PPSA, a troca de óleo da União por gás. O objetivo é ampliar a oferta do combustível por preços mais competitivos e, assim, fortalecer indústria nacional e a produção de fertilizantes no Brasil. “O país precisa reduzir a dependência de importação de fertilizantes, já que a produção agrícola é um fator de segurança alimentar para o Brasil e para uma parte do mundo”, resumiu Laércio.

O senador esteve acompanhado do secretário-executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sergipe, Marcelo Menezes, e do assessor jurídico da representação do Estado em Brasília, Vladimir Araújo.