Em entrevista à TV Senado, Laércio Oliveira (PP-SE), elencou suas prioridades logo após tomar posse na Casa e destacou que vai seguir atuando em políticas voltadas para o desenvolvimento e a geração de empregos. Entre outros temas, o senador sergipano apontou a necessidade de o Senado e a Câmara avançarem na votação de uma Reforma Tributária mais igualitária já na abertura dos trabalhos legislativos. Laércio criticou o aumento de impostos nos setores que mais empregam em propostas que já tramitaram na Câmara e no Senado.

“Não é esse o modelo que o Brasil merece. O Congresso Nacional deve se debruçar sobre o tema. É uma necessidade que o país tem. Passamos os últimos anos trabalhando nesse assunto mas não conseguimos avançar. Agora, aqui no Senado, é o momento ideal pra gente sentar, debater, apresentar para a sociedade e levar para o Plenário uma proposta de Reforma Tributária que melhore o ambiente que temos hoje”, disse. 

O senador também defendeu incentivos para a produção nacional de fertilizantes. Ele justificou que, apesar de ser um dos maiores exportadores de alimentos, o Brasil é dependente do mercado externo e importa 85% do produto usado na agricultura para melhorar a produtividade e a qualidade da lavoura. Laércio Oliveira explicou que Sergipe tem uma das maiores produções de adubos nitrogenados do Brasil e produz cloreto de potássio, um dos principais ingredientes da indústria de fertlizantes. Ele lembrou que, ainda como deputado, em 2021, apresentou um projeto para estimular a instalação de novas fábricas no país. 

“Não tem nenhuma condição um país como o nosso, com uma produção agrícola extraordinária, depender tanto de fertilizantes importados. É uma questão até de segurança nacional”, afirmou.

Ao se definir como um senador desenvolvimentista, Laércio apoiou a retomada do debate sobre o novo Código Comercial no Senado e lembrou de sua experiência como presidente da Comissão Especial que analisou o assunto na Câmara. O projeto busca modernizar a legislação, estimular a competitividade e criar regras claras e práticas para os negócios entre as empresas.

“Estes são alguns dos temas que trabalharei no Senado, sem esquecer das políticas sociais”, concluiu Laércio.