urante discurso na tribuna, nesta terça-feira, 15, o vereador Lucas Aribé (PSB), líder da oposição, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), solicitou explicações sobre a implantação de ciclofaixas na avenida Gonçalo Rollemberg Leite (conhecida como Nova Saneamento), anunciada pela Prefeitura de Aracaju. O parlamentar protocolou um requerimento reivindicando a presença do superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Renato Telles, para apresentar o projeto à Casa.

“É preciso que o superintendente venha apresentar isso e explique o projeto, pois a sociedade precisa de respostas. Ninguém é contra ciclofaixas, mas é preciso que seja analisado o projeto e esclarecido de forma técnica”, disse Lucas, que também encaminhará um ofício ao superintendente para que apresente o material aos vereadores.

Foi divulgado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) que seriam implantados cerca de cinco quilômetros de ciclofaixa em toda a extensão das avenidas Nova Saneamento e Francisco Porto. A medida causou grande insatisfação entre moradores e comerciantes da região.

Lucas questionou a forma como a faixa exclusiva para ciclistas seria feita, ressaltando as questões voltadas para segurança e mobilidade urbana. “A gente precisa pensar nos modais em condições que protejam a todos, inclusive os próprios ciclistas. Uma boa ação pode acabar gerando danos, inclusive acidentes de trânsito. Talvez o projeto já contemple tudo isso, mas as informações que chegam até nós são deturpadas. É por isso que reforço a importância de termos acesso a esse projeto para discutirmos”, ressaltou o vereador.

Ascom CMA

Foto: César de Oliveira