Durante entrevista à TV Senado, o senado Rogério Carvalho (PT-SE), enfatizou que a Petrobrás está se transformando numa das maiores empresas de energia limpa do mundo. “A Petrobrás é a que mais faz energia elétrica e petrolífera, mas nós temos um debate que vai além de energia, é a comercialização de créditos de carbono, é exigir que as empresas possam produzir sem emitir carbono, sem comprometer e sem ampliar o aquecimento global”, declarou.

De acordo com o parlamentar, a energia limpa tem uma finalidade que é reduzir as emissões de gases do efeito estufa. “Existem outras formas de gases do efeito estufa que precisam ser tratadas e que precisam ser monitoradas para que a gente se transforme num país limpo, num país com matriz energética limpa e num país com produção de bens e serviços com carbono zero”, disse Rogério Carvalho.

Como a região Nordeste já tem um protagonismo na produção de energia limpa, o senador detalhou que a região é exportadora de 33% da energia consumida no Brasil.

“Eu acredito que o Nordeste vai ser um grande produtor de hidrogênio verde, ou seja, nós vamos produzir energia éolica, energia solar, e a partir daí fazer a produção de hidrogênio como combustível para movimentar transporte de carga e até de pessoas, com um combustível que não emite gases de efeito estufa e pra isso, a gente precisa fazer o carbono um hidrogênio verde, só é possível hidrogênio verde se ele for produzido através de uma fonte de energia limpa éolica, solar ou hidrelétrica”, reforçou o senador.