Em uma manhã marcada por cartazes, faixas e discursos emocionados, pacientes hematológicos, familiares e apoiadores protestaram no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) nesta quarta-feira (13), em uma manifestação que busca sensibilizar as autoridades para a urgente necessidade de reforçar a rede pública de saúde com mais hematologistas. A vereadora de Aracaju, Sheyla Galba (União Brasil) acompanhou o protesto para alertar sobre a escassez de especialistas, o que coloca em risco a vida de centenas de pacientes que dependem desse acompanhamento contínuo e especializado.
Durante a manifestação, diversos pacientes compartilharam histórias e desafios enfrentados na rede pública de saúde, que atualmente conta com um quadro de apenas três profissionais dessa especialidade. Neto Fonseca lamenta o tempo de espera para agendar uma consulta com um hematologista.
“Dos três profissionais da rede, um tá de licença e outro de férias. Já fizemos reuniões com a Secretaria e a Superintendência, mas o espaçamento de consultas é muito longo. Se o paciente for diagnosticado hoje só vai conseguir ser atendido em janeiro ou fevereiro do ano que vem e não podemos ficar nessa situação”, relatou Fonseca.
A vereadora Sheyla Galba informou que vai formalizar o pedido de providências às autoridades estaduais e ressaltou que essa luta não se trata apenas de melhorar o sistema de saúde, mas de uma questão de sobrevivência. “Essa situação provoca uma sobrecarga nos profissionais, e os pacientes acabam pagando com longas esperas e atendimentos insuficientes”, lamentou.
A hematologia, especialidade que cuida de doenças relacionadas ao sangue e à medula óssea, é essencial para o tratamento de condições como leucemias, linfomas, anemia falciforme e outras doenças, que afetam não só a condição clínica, mas também a qualidade de vida dos pacientes.