Nesta quinta, 15, a Secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila Andreozzi, apresentou contas do Estado

Durante apresentação das contas do quadrimestre pela secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila, na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Paulo Júnior (PV) questionou a gestora sobre o déficit da previdência e cobrou a realização de concurso público.

Paulo destacou que a massiva realização de Processos Seletivos Simplificados (PSS) não reverte recursos para o SergipePrevidência, já que os valores retidos para previdência são direcionados para o INSS, por não se tratar de vínculo efetivo.

"Meu questionamento é sobre a realização de concurso, principalmente na área do magistério,  já que a senhora apresentou que o Estado está saneado, com as contas equilibradas. Alertamos sobre a enxurrada de PSS cujas retenções não vão para a previdência do Estado. Realizar concurso poderia ser uma medida para subsidiar ainda mais a previdência".

O parlamentar também perguntou se há possibilidade do inativo voltar a ter desconto de 14%, como ocorreu na gestão anterior.

"Não há debate sobre aumento de alíquota para inativos. O que estamos fazendo é  debater outras alternativas para o equilíbrio da previdência", afirmou Sarah.

A informação de que o Estado possui 53,7% da receita corrente líquida comprometida com pagamento de servidores, ativos e inativos, também foi debatida por Paulo Júnior. "Esta Casa já aprovou projetos para aumentar cargos comissionados, diretorias, agências e agora a senhora fala sobre a receita comprometida com folha de pagamento. É bom ouvir para que o limite prudencial não seja usado como justificativa apenas quando o debate é reajuste", disse.