As comissões permanentes da Câmara dos Deputados foram instaladas nessa quarta-feira, 15, com a participação de titulares e suplentes que integrarão os grupos de trabalho, com o objetivo de analisar e discutir projetos de lei e outros assuntos relacionados às áreas temáticas de cada comissão, além de poderem propor PLs e requerimentos de informação.

Mesmo estando em seu primeiro mandato no Congresso, o deputado Rodrigo Valadares já foi designado como membro de quatro comissões de grande importância, incluindo a suplência da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que ganha destaque por ser responsável de analisar a constitucionalidade e a legalidade dos projetos de lei apresentados na casa, bem como de outras matérias que tramitam no Congresso Nacional, além de avaliar a admissibilidade das propostas de emenda à Constituição (PEC).

Rodrigo assume também a titularidade da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial e da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), além da suplência da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), supracitada, e da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS).

Para o parlamentar, é de suma importância atuar de forma ativa na análise aprofundada das propostas de lei, em debates temáticos, na elaboração de pareceres e no controle e fiscalização das atividades do Poder Executivo, garantindo a transparência e eficiência na execução das políticas públicas em diferentes áreas.

“É muito gratificante poder integrar, já em nosso primeiro mandato, comissões tão importantes como essas, tanto na titularidade como na suplência, onde teremos um papel fundamental de poder contribuir para trazer melhorias para a população brasileira e, em especial, para o nosso querido Nordeste. Debateremos temas específicos de cada área, trazendo sugestões de projetos de lei, de políticas públicas e de soluções para problemas pontuais que prejudicam o nosso povo”, declarou Rodrigo.

Confira a função das Comissões Permanentes que Rodrigo Valadares integra:

– A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) é responsável por analisar a constitucionalidade, legalidade e técnica legislativa dos projetos de lei e outras proposições apresentadas à Casa, além de outras questões relacionadas à área jurídica.

– A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) deverá discutir e analisar as políticas e programas relacionados às relações exteriores e à defesa nacional.

– A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) é responsável por discutir e analisar as políticas e programas relacionados ao desenvolvimento econômico, industrial, comercial e de serviços no país.

– A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDHMIR) tem um papel fundamental na discussão e proposição de políticas públicas voltadas para a promoção dos direitos humanos, da igualdade racial e da proteção das minorias, além de ser um canal importante para a recepção e apuração de denúncias de violações de direitos humanos.

Por Assessoria Parlamentar