Durante sessão do Grande Expediente, realizada na manhã desta terça-feira (09), na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), o deputado Georgeo Passos (Cidadania) chamou a atenção dos gestores do Governo de Sergipe, sobretudo da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), para a realização da partida entre o Club Sportivo Sergipe (CSS) e a Associação Desportiva Confiança (ADC), válida como primeiro confronto da final do Campeonato Sergipano 2024. A preocupação demonstrada pelo parlamentar faz referência ao histórico de violência protagonizado por torcedores uniformizados, em especial, em zonas de conflito distantes do Estádio Lourival Baptista. Este é o primeiro embate entre os times após o homicídio sofrido por Kaio South, de 24 anos, no dia 04 de fevereiro deste ano.

Já no dia 14 de março, a Casa Legislativa realizou uma audiência para debater a recorrência de brigas e mortes ao longo dos últimos anos entre integrantes das torcidas organizadas. Contando com a presença de deputados que compõem as comissões de Cidadania e Direitos Humanos; Secretaria de Segurança Pública; além da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, a audiência também foi prestigiada por gestores da Federação Sergipana de Futebol (FSF), integrantes do Ministério Público Estadual (MPESE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Seccional Sergipe), administradores das associações e clubes de futebol. Desde então, conforme denunciado por Georgeo Passos, não houve resposta sobre medidas a serem adotadas a fim de evitar registros de novas brigas e óbitos.

“Muito me preocupa porque realizamos essa audiência, o diálogo foi bastante produtivo, ouvimos todas as partes envolvidas, mas infelizmente até o momento não recebemos nenhuma resposta por parte do poder público sobre quais medidas foram adotadas já a partir desta quarta-feira (10), quando os times voltam a se encontrar dentro de campo. Muitas pessoas nos questionam o resultado da audiência, o que o governo está fazendo, mas infelizmente não temos resposta para apresentar”, afirmou. A última partida do Sergipão 2024 será realizada na tarde do próximo sábado (13), também na Arena Batistão, em Aracaju. A final do campeonato envolve as duas maiores torcidas do estado depois de 15 anos; este é outro ponto de preocupação apresentada pelo parlamentar.

No decorrer do respectivo pronunciamento, Georgeo Passos avaliou a necessidade de a Assembleia Legislativa criar uma comissão formada pelos próprios parlamentares, a qual seguirá até a sede da SSP com a finalidade de conhecer as medidas administrativas adotadas. “Sugiro a criação com três ou mais deputados e deputadas, para que possamos ir até a Secretaria de Estado da Segurança Pública e identificar o que foi feito, e se foi feito alguma coisa. Pelo que identificamos até o momento foi a publicação de uma portaria proibindo torcedores uniformizados de entrar nos estádios, mas e a segurança nos terminais de integração, praças, arredores do Batistão? Esperamos que as respostas cheguem e que tenhamos um final de campeonato marcado pela paz”, finalizou o deputado.