João Daniel obteve 68.969 votos 

Em decisão unânime (7 a 0), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a regularidade do registro de candidatura de Eliane Aquino Custódio (PT), eleita suplente de deputada federal nas Eleições 2022. Com a decisão, o deputado João Daniel (PT) permanece com o mandato.

Os ministros mantiveram a decisão do Plenário da Corte de 9 de fevereiro deste ano ao negarem recursos apresentados pelo partido Republicanos e pelo delegado André Davi contra o resultado do julgamento.

André Davi

A ação foi sobre a inelegibilidade de Eliane Aquino, que na época das eleições era ex-vice-governadora do estado. A alegação era de que Eliane não teria se desincompatibilizado quatro meses antes da eleição dos cargos que exercia em conselhos deliberativos de autarquias estaduais.

Porém, o TSE manteve, na sessão de 9 de fevereiro, o registro da candidata por considerar que a ocupação dos cargos nos conselhos deliberativos não gera inelegibilidade, uma vez que é inerente às atribuições da vice-governadora. Ou seja, entre as funções de vice-governadora de Sergipe estava, justamente, a participação nos conselhos de autarquias do estado.

Desabafo

Em nota enviada à imprensa, a ex-vice-governadora falou sobre a decisão. Segundo ela, houve ingratidão e a acusação pública daqueles com quem caminhava politicamente. Ela disse que esse fato é uma página virada!

Hoje se encerrou mais um marcante acontecimento da minha vida. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) julgou os embargos no processo sobre a validade dos 66.072 votos que recebi de sergipanas e sergipanos para o cargo de deputada federal nas eleições de 2022.

Por 7×0 comprovou-se o que eu defendi e sustentei desde o início: nunca fiz nada de errado. Participei das reuniões dos conselhos administrativos das empresas e órgãos públicos no exercício do cargo de vice-governadora, cumprindo minhas obrigações.

Não foi fácil, ao contrário, foi doloroso, ingrato, pesado. Vi e senti a ingratidão e a acusação pública daqueles com quem caminhava politicamente. Vi minha campanha rumo à Câmara Federal ser atacada, enfraquecida e prejudicada por conta desse processo. Tive o meu registro de candidatura anulado no Tribunal Regional Eleitoral, mas também tive MINHA FAMÍLIA, muitos amigos(a) ou anjos(a) de luz e de justiça, que não me deixaram desistir, e falavam: siga em frente, acreditamos em você! A esses, um MUITO OBRIGADA!!

Entramos com recursos, mas quantas pessoas deixaram de votar em Eliane Aquino porque escutaram que perderiam seu voto ou que o voto na Eliane não seria válido? Quantos companheiros e adversários não aproveitaram essa narrativa para desencorajar aquelas e aqueles que desejavam me ver deputada federal por Sergipe?

Enfim, viro a página mais uma vez e sigo com meu nome, minhas verdades e crenças preservadas! Espero muito que isto nunca mais se repita com ninguém, que os acusados sejam os mentirosos, os corruptos, os que compram votos da população e se beneficiam indevidamente dos recursos públicos.