retomadas. Esse País precisa voltar a crescer, gerar renda, emprego, consumo. Meu compromisso é fazer o Brasil voltar a sorrir”.

O prefeito de Maruim, Gilberto Maynart, agradeceu a presença e destacou avanços de sua gestão que dialogam com as diretrizes do governo Federal, com melhorias na qualidade de vida.

“O seu maior legado é administrar com a alma. Nossa gestão avançou em diversas áreas, cuidando da população mais carente. Na saúde, saímos da 58º para o 37º de acordo com o Previne Brasil. Também melhoramos a educação, com implantação gradativa do ensino integral e valorizando os professores com pagamento do Piso Nacional do magistério”.

BR-101
A BR-101 é uma das rodovias mais importantes de Sergipe. Iniciando no município de Propriá, atravessa todo o território sergipano, passando por 17 municípios. Com aproximadamente 206 km de extensão, a BR-101 é um principal eixo logístico, ligando Sergipe ao restante do país.

Em janeiro, foram retomadas as obras de duplicação/restauração no trecho entre o povoado de Pedra Branca, em Laranjeiras, e Maruim. A perspectiva de entrega do trecho é abril deste ano e de todo o lote em 2024.

O trecho entre Estância e o estado da Bahia aguarda licença do Ibama. Já o projeto dos contornos de Umbaúba e Cristinápolis estão sendo reavaliados pelo DNIT. Existe a previsão, ainda, de licitação no primeiro trimestre dos viadutos de acesso a Carmópolis e Santo Amaro (Porto de Sergipe), além de seis passarelas e do encabeçamento da ponte sobre o rio Sergipe, no povoado Pedra Branca. Na BR-235, a informação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é que a rodovia passa por recapeamento e serviços de manutenção.

Renan Filho, ministro dos Transportes, também estava presente e falou sobre investimentos de R $22 bilhões.

“Retomar obras significa acreditar na competitividade nacional. Estou muito feliz em estar em Sergipe e fazer parte deste momento. São mais de cem obras em todas as regiões do País para gerar emprego e movimentar a economia”.

Canal de Xingó
O Canal de Xingó servirá para garantir a segurança hídrica em Paulo Afonso e Santa Brígida, na Bahia, e em Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória, em Sergipe. A água será captada no reservatório da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso IV e poderá ser utilizada para abastecimento humano, atividades agropecuárias e agroindustriais. O Canal terá cerca de 300 quilômetros de extensão e está dividido em quatro fases. As fases II, III e IV alcançarão os municípios sergipanos de Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória.

Presenças
Também acompanharam a comitiva do Presidente os ministros da Casa Civil, Rui Costa; do Desenvolvimento Social; Wellington Dias; a secretária Nacional de Renda e Cidadania, Eliane Aquino; o vice-governador Zezinho Sobral; o senador Rogério Carvalho, deputados federais e estaduais e o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.