Preocupado com os transtornos causados pelas fortes chuvas em Sergipe nas últimas semanas, o deputado estadual Zezinho Sobral (PDT) procurou a superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para buscar informações a respeito do KM 26 da BR-101, na região do município de Muribeca, cujo asfalto cedeu e provocou interdição de 300 metros da pista.

“Tomei conhecimento do problema de imediato, inclusive por pessoas que passavam pelo local e enviaram imagens pelas nossas redes sociais. Já entrei em contato com Alexandre Monteiro, superintendente do Dnit em Sergipe. Ele informou que aquela área é crítica e o órgão já está em andamento com o processo licitatório de recuperação do trecho. As chuvas precipitaram e ampliaram o problema e as obras devem ser iniciadas após o período chuvoso”, comentou Zezinho Sobral, na Tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) nesta quinta-feira, dia 07.

“O Dnit já providenciou o desvio do trânsito para a segurança dos motoristas. A previsão é que, até o final de agosto, permanecendo o desvio até que se possa retornar dar início à nova terraplanagem, etc. Naquele trecho, a movimentação de terra é muito grande e é preciso muito cuidado. Não há recomendação técnica para ações nesse período chuvoso”, complementou.

Ainda na Tribuna da Alese, Zezinho Sobral pediu mais uma vez a soma de esforços da classe política para a alocação de mais recursos para a recuperação desse trecho no KM 26 e a conclusão de toda duplicação da BR 101 em Sergipe. “Faremos um Requerimento à Bancada Federal. Segundo o Dnit, existem apenas R$ 10 milhões alocados para a conclusão do trecho que compreende Carmópolis a Pedra Branca (Laranjeiras). O Dnit precisa do aporte de mais recursos para que, com o final do inverno e do período chuvoso, se mobilize para concluir a BR 101”, pontuou.

Histórico de fiscalização

Em Sergipe, a BR 101 possui 206 quilômetros de extensão, sendo que a duplicação compreende 104 quilômetros. Zezinho Sobral ressaltou, ainda, que a conclusão da BR 101 é um pleito do povo sergipano, que aguarda há mais de 22 anos. Desde fevereiro de 2019, quando assumiu o mandato na Assembleia Legislativa, ele, ao ver a necessidade, a urgência e o clamor da população, tomou providências para que as obras fossem retomadas. Em março de 2019, apresentou requerimento na Alese criando a Comissão, que contou com a adesão de deputados estaduais, federais e senadores.

No mesmo mês, foi a Brasília e protocolou o requerimento solicitando uma pauta da Comissão com o diretor geral do Dnit, general Santos Filho. Em maio de 2019, Zezinho Sobral e deputados participaram de uma reunião no Ministério da Infraestrutura, em Brasília, com o ministro Tarcísio Soares à época. Desde então, vem acompanhando de perto os trâmites, passos, desafios e a liberação de trechos.

“Ficamos felizes em ver os avanços e o comprometimento do Dnit e Ministério da Infraestrutura com a duplicação da BR 101 em Sergipe. Já é perceptível a grande diferença. Cada trecho em evolução é uma vitória. Mas ficamos preocupados com esses problemas causados pela chuva, a exemplo desse trecho que cedeu. O povo de Sergipe espera há mais de 20 anos para que fosse retomado todo processo de recuperação, restauração, manutenção e estruturação da extensão do empreendimento de infraestrutura rodoviária federal. O Dnit é muito solícito, nos mantém informados sobre tudo que acontece. As equipes estão mobilizadas e orientam os motoristas. Seguimos atentos e fiscalizando”, complementou Zezinho Sobral.