PUBLIEDITORIAL

Em continuidade à proposta de percorrer todos os 75 municípios com o programa de Governo Itinerante, o Governo do Estado realizou no último dia 6 de junho, no município de Frei Paulo, agreste central sergipano, a 7ª edição do ‘Sergipe é aqui’. Foram mais de 160 serviços e ações ofertados aos moradores da cidade, num trabalho que aproxima a estrutura governamental dos cidadãos e acolhe as demandas locais. À disposição das pessoas foram oferecidas diversas atividades, como atendimentos na área da saúde, orientações jurídicas, atividades culturais e recreativas, além de palestras educativas. A população local tirou dúvidas, recebeu orientações e desfrutou das mais variadas ações desenvolvidas pela gestão estadual. 

Na oportunidade, foi dada ordem de serviço, com autorização da execução de pavimentação asfáltica de 10.000 m² em ruas do município de Frei Paulo. Outra ação importante foi a assinatura do repasse de recursos no valor de R$ 450 mil, provenientes de emenda parlamentar, para investimentos nas áreas da Assistência Social e Saúde do município, beneficiando diretamente a população. Também durante o evento foi inaugurado o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), espaço destinado ao enfrentamento, acolhimento e proteção das mulheres que são vítimas de violência doméstica, fornecendo serviços de saúde e orientação jurídica.

‘Projeto Sorrir Sergipe’

Entre os novos serviços ofertados no ‘Sergipe é aqui’ na edição em Frei Paulo esteve a avaliação odontológica para detecção precoce do câncer de cavidade oral, mais conhecido como câncer de boca. Executado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a ação faz parte do ‘Projeto Sorrir Sergipe’, que leva avaliação bucal para a população, com o intuito de prevenir a doença. No contexto nacional, Sergipe está entre os sete estados brasileiros com maior incidência deste tipo de câncer, sendo o terceiro câncer que mais acomete o sexo masculino.

A avaliação odontológica é realizada a partir de triagem, avaliação e diagnóstico, instrução de higiene bucal e entrega de kits odontológicos. De acordo com a responsável técnica da Odontologia Especializada da SES, Fernanda Gallo, o projeto é mais uma das ações estratégicas da Secretaria de Estado da Saúde, com o objetivo de reduzir a incidência e o avanço do câncer de boca no estado e proporcionar também a qualidade no atendimento à população.  

“Os dentistas fazem a avaliação, fornecem esclarecimento para população como prevenir o câncer, orientam sobre quais são os primeiros sintomas, fatores de risco, além de como fazer o autoexame de boca. Então, a população deve estar atenta aos primeiros sintomas, como feridas que não cicatrizam por mais de 15 dias, sangramento espontâneo sem causa aparente na boca, placas esbranquiçadas, avermelhadas ou escurecidas, nódulos na cavidade oral, amolecimento de dentes sem causa. Além dos fatores de risco à doença, exposição ao sol sem proteção, tabagismo e etilismo”, alerta.

O agricultor José Carlos Francisco Xavier, 59 anos, não perdeu tempo e foi um dos primeiros a aproveitar o novo serviço. “Uma oportunidade dessa a gente não pode perder. Tem cinco anos que não vou ao dentista. Vou aproveitar e fazer outros exames também. Foi bom demais”, comentou.

Outros serviços

Além da avaliação bucal, outros serviços bastante requisitados foram os atendimentos realizados nas unidades móveis do Homem e da Mulher, assim como da Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com exames de ultrassonografia, citologia, verificação de sinais vitais, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais. Também houve muita procura pelos serviços de coleta de amostras para exames PSA por meio do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), direcionados à saúde do homem, e do Programa de Proteção à Gestante (Protege), com orientações e coleta de amostras para testes, que são realizados no terceiro e último trimestre da gravidez.

Maria Selma dos Santos, 52 anos, foi uma das moradoras do município que realizaram exames preventivos no ‘Sergipe é aqui’. “Faz muito tempo que não vou ao médico e hoje aproveitei para fazer aqui. Estou achando muito bom o atendimento, foi rápido e as pessoas muito atenciosas. Acho importante essa ação para gente que não tem condições ou não consegue arrumar tempo”, afirmou. 

A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres levou o Ônibus Lilás, por meio da Diretoria de Proteção e Combate à Violência contra a Mulher da SPM, com atendimento especializado e individualizado de serviços de assessoria jurídica e psicossocial, como forma de prevenção e combate ao enfrentamento à violência de gênero e informações de direitos e encaminhamentos para a rede de proteção local.

Benefícios

Como uma importante iniciativa para fortalecimento da integração entre o governo e a população, o 'Sergipe é Aqui' tem colaborado com o desenvolvimento do estado como todo. Exemplo disso são os inúmeros benefícios disponibilizados a partir da oferta de vagas de emprego, emissão de Passe Livre Intermunicipal, vacinação, emissão de RG e agendamento, emissão de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), cadastro e atualização da Carteira de Artesãos, serviços para veículos e habilitação (CNH), emissão de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, renegociação de dívidas, abertura de conta, acesso a crédito fundiário; confecção do ID Jovem (carteira que dá direito ao jovem de baixa renda ter acesso ao transporte intermunicipal); palestras educativas abordando temas de interesse da população. 

’Sergipe é aqui’

Os serviços ofertados no ‘Sergipe é aqui’ foram executados simultaneamente por 20 secretarias, órgãos, fundações e autarquias diferentes. O projeto se consolida como importante ação para fortalecimento do vínculo entre a população sergipana e o governo estadual, a iniciativa é executada por meio da Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC).

A próxima edição do ‘Sergipe é aqui’ está prevista para o dia 28 de julho, no município de Itabaianinha, situado na região do Vale do Rio Real do estado, a 119 km da capital.  Até o momento, 23.270 pessoas já passaram pelas seis edições anteriores do ‘Sergipe é aqui', que aconteceram em Boquim, Estância, Porto da Folha, Propriá, Carmópolis e Nossa Senhora das Dores.

Fotos: Arthuro Paganini